LOCAL: Bairro do Comércio, em Salvador.
DATA: 15.01.09 (quinta-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: Festa do Senhor do Bonfim.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

PROGRAMAÇÃO: A abertura da 254ª Lavagem do Bonfim acontecerá nas escadarias da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, com as apresentações de um coral formado por representantes de diversos grupos de Salvador sob a regência do maestro Francisco Rufino, da Igreja do Bonfim e dos Filhos de Gandhy. Em seguida, haverá um encontro inter-religioso entre as igrejas batista e católica, religiões afrobrasileiras e espíritas para realização de uma oração pela paz. No final, o coral e os Filhos de Gandhy se apresentarão novamente, dando início ao cortejo que segue em direção à Colina Sagrada. O governador Jaques Wagner atenderá a imprensa na área de concentração. 

CORTEJO: Partirá da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e seguirá até a Colina Sagrada do Bonfim, ao longo de oito quilômetros de percurso. A Secretaria do Turismo (Setur), através da Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa), participará do cortejo do governador formado por uma banda com 40 músicos de sopro, carro de som e 20 baianas tipicamente trajadas. A saída do cortejo oficial será com mais de 500 baianas enfeitadas de flores e rendas, autoridades à frente e uma grande queima de fogos, seguidas por entidades e carroças que partem da Avenida Contorno. Os fiéis vindos de todos os bairros da cidade e até mesmo de outras cidades do Estado e do Brasil, também irão se integrar ao cortejo. Depois de percorrerem o trajeto, as baianas vestidas de branco (cor de Oxalá, divindade do candomblé) cumprirão um ritual bicentenário, lavando as escadarias da igreja do Bonfim, num ato de alegria e fé que atrai turistas de todo o mundo, além de devotos de diversas religiões, principalmente católicos e do candomblé. Por quatro anos consecutivos, católicos, judeus, mulçumanos, espíritas, protestantes e seguidores do candomblé participaram dessa celebração inter-religiosa. 

CORTEJO TURÍSTICO: Para marcar a criação da Empresa Salvador Turismo (Saltur), ex-Emtursa, um cortejo inédito reunirá turistas, principalmente de cruzeiros marítimos, além de representantes do trade turístico até a Colina Sagrada. Trata-se de uma parceria inédita com o Convention Bureau e a União de Entidades de Samba da Bahia (Unesamba). O grupo uniformizado será animado pelo sambista Neto Bala e artistas de diversos blocos de samba. A ação coordenada pelo diretor de Turismo, Arlindo Medrado, e o presidente do Convention, Mário Bruni tem como objetivo solidificar os laços com o Convention Bureau e as demais entidades ligadas ao turismo, mostrando aos visitantes a devoção, fé e alegria do povo baiano durante a Lavagem do Bonfim. Tradicionalmente, por causa da Lavagem, muitos turistas que chegavam de navio ficavam praticamente sem ter acesso à cidade em virtude das dificuldades de trânsito na área do Comércio. Agora, com o Cortejo Turístico, as pessoas poderão integrar à Lavagem do Bonfim.

DIFERENCIAL: Uma inédita bênção do adro da igreja e a presença da imagem principal do Senhor do Bonfim posicionada no meio do templo são as grandes novidades da 254ª Lavagem do Bonfim. É a primeira vez que um representante da Igreja Católica recepciona os fiéis, abençoando-os na chegada do cortejo na Colina Sagrada, marcando com fé a maior festa popular de Salvador depois do carnaval. As portas da igreja do Bonfim permaneceram fechadas durante muitos anos para evitar depredações e tumultos por causa do grande número de participantes do cortejo. Mas este ano, o próprio vigário da paróquia, padre Edson, vai abençoar a multidão do adro da igreja que permanecerá com a grade fechada. A porta central da Basílica vai ficar aberta durante todo o dia, e a imagem principal do Senhor do Bonfim no meio da nave poderá ser contemplada mais de perto.

HISTÓRIA: Sincretizado como o deus do panteão africano Oxalá, Senhor do Bonfim é o santo de maior devoção popular na Bahia. A origem do culto refere-se a um incidente ocorrido durante uma tempestade, quando o navio do capitão de mar e guerra, Teodósio Rodrigues de Faria, ficou sem rumo e rogou ao Senhor do Bonfim que o salvasse. Em pagamento a graça alcançada, encomendou uma imagem do santo esculpida em pinho de riga, medindo 1,06 metro de altura, cópia do crucificado da Igreja de Setúbal. Em 1745, foi iniciada a construção de uma capela na colina de Monte Serrat e nove anos depois, foi inaugurada a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Em 1804, o capitão conseguiu, do Papa Pio VII, a instituição da devoção ao Senhor do Bonfim, no segundo domingo após a Festa de Reis. Trazida pelo oficial Teodósio Rodrigues de Faria, em 1754, a imagem de Cristo foi levada da Igreja da Penha ao templo construído especialmente no bairro do Bonfim, seguida de um grande cortejo. O hábito de lavar e perfumar sua escadaria surgiu por causa de uma ordem dos integrantes da Irmandade da Igreja do Bonfim, que ordenavam os escravos a fazerem uma grande faxina no templo, preparando-o para os festejos solenes do segundo domingo, após o Dia de Reis. 

POLICIAMENTO: Para garantir a segurança durante o evento, a Polícia Militar da Bahia empregará um efetivo de 2.533 policiais militares na “Operação Lavagem do Bonfim 2009”. Serão distribuídas estrategicamente ao longo do cortejo 317 patrulhas. Para regular o fluxo de veículos, pedestres e realizar abordagens preventivas contra o porte ilegal de armas e tráfico de drogas, oito barreiras ficarão montadas em vias que dão acesso ao trajeto do evento. Uma das barreiras seletivas será localizada na Avenida Contorno, que contará com o apoio do Esquadrão de Motociclistas Águia e de um preposto da Empresa Salvador Turismo (Saltur), ex-Emtursa, munido da relação de veículos autorizados para o desfile. No final do ano de 2008, foram incorporados 3,2 mil novos PMs, o que representa um ganho na segurança dos baianos e visitantes, principalmente nessa época do ano. A Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) estará de plantão no Largo Cruzeiro São Francisco, nº14, Pelourinho e atenderá pelo número 3116 6817 ou 3116 6512. 

TRÂNSITO: A circulação e o estacionamento estarão proibidos durante o cortejo, para todos os veículos, com a exceção dos liberados para participar do cortejo, na pista à direita da Av. Lafayette Coutinho (Av. Contorno), trecho entre a Rua da Gamboa de Cima e a Praça Visconde de Cayru, no sentido assim definido, e Rua da Conceição da Praia, de 0h às 9h. No sentido contrário (Comércio – Cidade Alta) as proibições de circulação e estacionamento se estendem de 9h até às 19h. Ficará proibido o estacionamento de veículos a partir das 0h de quinta-feira, na Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Riachuelo, Av. Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio Sá, Largo dos Mares, Av. Fernandes da Cunha, Largo de Roma e Av. Bonfim (Dendezeiros). Seguem abaixo outras modificações:

Sentido duplo: Na Av. Oscar Pontes, trecho entre a Rua Estado de Israel e o acesso ao Ferry-Boat, será implantado sentido duplo de tráfego a partir das 9h. No mesmo horário, será interditado progressivamente o trânsito de veículos na Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Riachuelo, Av. Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Av. Fernandes da Cunha, Largo de Roma e Av. Bonfim (Dendezeiros). Ao atingirem a Av. Bonfim, as carroças, bicicletas, carros de som e cavalos, deverão retornar pela Rua Edmundo Bittencourt. A circulação de veículos ficará restrita àqueles com capacidade de até 1.000kg (mil quilos), nas vias de percurso do cortejo.

Mudanças em Itapajipe: Na Península de Itapajipe ficará proibido o estacionamento e circulação de veículos na Av. Bonfim (altura da Rua Augusto Mendonça), Rua Imperatriz (altura da Av. Bonfim), Av. Salvador (altura da Rua Duarte da Costa), Rua Duarte da Costa (altura da Av. Salvador), Rua Guilherme Marback (altura da Rua Otávio Barreto), Rua Otávio Barreto (altura da Rua Guilherme Marback), Rua Visconde de Pedra Branca/Travasso de Fora (altura da Rua Henrique Dias), Rua Desembargador Ferreira Espinheira (altura da Rua Otávio Barreto), Ladeira do Bonfim, Praça Senhor do Bonfim, Praça Teodósio Rodrigues de Farias e Rua Plínio de Lima, no dia 15/01 (quinta-feira), das 8h às 04h do dia 16/01; dias 16 e 17/01 (sexta-feira e sábado), das 18h do dia 16 às 4h do dia 18/01 (domingo); e no dia 18/01, de 17h às 4h do dia 19/01.

Sentido único: Nos mesmos horários e datas citados acima, terão sentido único de tráfego a Rua Augusto Mendonça e Rua Polidoro Bittencourt (sentido Dendezeiros-Boa Viagem), Rua Visconde de Caravelas (a partir do Largo do Papagaio) e Rua Henrique Dias (em toda extensão), no sentido Ribeira-Largo de Roma. A partir das 8h do dia 15/01 (quinta-feira) até as 4h do dia 19/01 (segunda-feira), ficarão proibidos a circulação e o estacionamento de veículos (incluindo carroças, cavalos e bicicletas) na Praça Senhor do Bonfim, Praça Teodósio Rodrigues de Farias, Praça Euzébio de Matos, Rua Porto da Lenha, Rua Visconde de Cabo Frio, Ladeira dos Romeiros, Ladeira Porto Bonfim e Rua Travasso do Meio.

Descarga e exceções: As operações de carga e descarga poderão ser realizadas no dia 15/01 (quinta-feira) até às 7h30 e nos dias 16, 17 e 18/01 das 8h às 14h. Os veículos destinados aos serviços públicos (operação de trânsito, bombeiros, ambulâncias, polícia etc.), além de prioridade, gozarão de livre trânsito e estacionamento, quando devidamente identificados e estiverem em serviço. Os veículos não-relacionados deverão obter permissão especial de trânsito na Transalvador. O tráfego voltará à normalidade tão logo a Limpurb conclua os serviços de limpeza.

TRANSPORTE: As modificações nos itinerários das linhas de ônibus que trafegam em toda a área da festa da Lavagem do Bonfim começam a partir das 7h30 na quinta-feira, com o objetivo de controlar e disciplinar o serviço de transporte coletivo durante o evento. O itinerário poderá ser visualizado através do site: www.emtursa.ba.gov.br.

SAC: Em virtude da Lavagem do Senhor do Bonfim, o posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Comércio não funcionará na quinta-feira (15). No mesmo dia, o SAC de Lauro de Freitas também estará fechado por conta do feriado municipal que comemora o dia do padroeiro da cidade, Santo Amaro de Ipitanga. O atendimento será retomado normalmente na sexta-feira, das 7h às 17h no Comércio (Av. da França, s/n, Instituto do Cacau), e das 8h às 14h em Lauro de Freitas (Shopping Litoral Norte, 3º piso – Estrada do Coco).

INFRA-ESTRUTURA: Responsável pela organização da festa, juntamente com a Irmandade do Senhor do Bonfim, a prefeitura montou uma infra-estrutura que envolve ordenamento do tráfego (interditado na área do cortejo), instalação de sanitários químicos, sistema de iluminação, postos de saúde e licenciamento das barracas. Além disso, serão instaladas no Largo do Bonfim, Ribeira e Monte Serrat barracas de comidas típicas e bebidas e disponibilizadas 74 barracas padronizadas e seis do tipo quermesses, atuando 1148 ambulantes. 

FITAS DO BONFIM: Conhecidas também como "medida", a fitinha do Senhor do Bonfim que tem o tamanho padrão de 63 centímetros, apareceu pela primeira vez em 1809, representando o comprimento entre as chagas do peito à mão esquerda do Senhor do Bonfim. Segundo a tradição, é preciso dar três nós em cada fita e fazer simultaneamente três pedidos, para quando a fita rasgar, o pedido seja atendido.

CORRIDA SAGRADA: Considerada uma das mais tradicionais provas do calendário de corridas de rua da Bahia, com grande procura por parte dos atletas, a corrida irá abrir a temporada das corridas de rua de Salvador na quinta-feira, marcando o início dos festejos da Lavagem do Bonfim. A largada está prevista para às 7h30min, saindo em frente à Igreja Conceição da Praia com chegada na Sagrada Colina, em frente à Igreja do Bonfim.

OUTRAS AÇÕES: O governo baiano vê o segmento turístico como importante vetor no desenvolvimento do estado. Por isso tem se empenhado na realização de ações que consolidem o Turismo como política de Estado. Entre elas, podemos destacar algumas: 

Festas populares e eventos: A revitalização de festas populares, realização de eventos temáticos e qualificação da mão-de-obra e dos serviços turísticos foram algumas das iniciativas nesta gestão. Os festejos de São João, na capital e no interior, receberam investimentos de R$ 9 milhões. Além disso, houve a realização de eventos nacionais e internacionais, como Rali dos Sertões, Campeonato Internacional de Surfe (em Itacaré e Praia do Forte), Festa da Boa Morte e festivais de inverno de Lençóis e Vitória da Conquista. 

Centro de Convenções: A reestruturação administrativa dos centros de Convenções de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, significou a redução de 70% dos custos de manutenção em Porto Seguro e de 50% no déficit financeiro do Centro de Salvador. 

Comunicação: No âmbito da comunicação social, houve o lançamento da revista “Viver Bahia” e a reformulação do portal: www.bahia.com.br, da internet. Além disso, foi lançado um site para os festejos de São João: www.saojoaobahia.com.br. 

Projeto Espicha Verão: Com objetivo de prolongar a permanência dos turistas em Salvador, o projeto transforma o Porto da Bahia em área de lazer e entretenimento, com a programação Praia 24 Horas. 

Nova operação: Em outubro último, uma nova operação aérea passou a funcionar no estado. Resultado do trabalho de captação de vôos do governo estadual, a operação diária Salvador/São Paulo da Webjet atenderá a demanda do trade turístico baiano e do mercado corporativo. 

Prodetur: Através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), foram aplicados R$ 86,4 milhões no biênio 2007-2008. Entre as obras em execução estão a estrada Camumu-Itacaré e a ponte sobre o Rio de Contas, nas quais estão sendo investidos de R$ 104 milhões e o Sistema de Esgotamento Sanitário, Urbanização e Drenagem de Imbassaí, com investimento de R$ 7,5 milhões. Em Salvador estão sendo aplicados R$ 25 milhões para revitalizar a orla marítima e recuperar o patrimônio histórico. 

Vôos internacionais: A Bahia conta com 15 novos vôos internacionais regulares, totalizando agora 29. São sete novas frequências com origem na Argentina, nos Estados Unidos (Miami) e um, na França (Paris). A conquista é fruto das gestões do Governo do Estado junto a União, as empresas aéreas e seus respectivos governos. 

Qualificação: Para fortalecer a marca “Bahia”, o projeto “A Bahia é Muito mais Verão” investiu R$ 1,1 milhão na qualificação de 5.700 pessoas (entre policiais militares, taxistas, baianas de acarajé, barraqueiros e ambulantes). No interior, foi iniciada também a qualificação de 1.200 jovens, com idade entre 16 e 24 anos, residentes no entorno rural das zonas turísticas, em 22 municípios. Os recursos foram repassados pelo Governo Federal, no Projeto Consórcio Social da Juventude Rural. 

Enoturismo: Lançado em outubro de 2008, o programa objetiva atrair um fluxo contínuo de turistas que possa fomentar o desenvolvimento na região dos Lagos do São Francisco por meio do Roteiro do Vinho Nordestino. Para tanto, o Governo do Estado fará um amplo trabalho de divulgação nos mercados nacional e internacional. Com o Turismo do Vinho as pessoas poderão aprender um pouco mais sobre a cultura da bebida, a partir de visitas guiadas às unidades de produção, e da região, rica em atrativos. Além disso, a diversificação do segmento turístico levará novas alternativas econômicas para a comunidade do local, beneficiando toda uma cadeia produtiva, pois a visitação gera empregos, implantação de novas pousadas e hotéis, aumento do número de vôos e rotas rodoviárias, produção artesanal, melhorias urbanas, atração de eventos, aumento de escolas e faculdades, entre outros benefícios. A expectativa inicial é que com o novo produto o número de visitantes na região aumente para 5 mil por mês.

Desenvolvimento do Litoral Norte: Em setembro de 2008, o governo baiano assinou um protocolo de intenções com a Prima Empreendimentos Inovadores S.A para a implantação do Plano Grande Baixio, um enorme empreendimento turístico no litoral norte da Bahia, que prevê investimento total de R$ 13,6 bilhões ao longo dos próximos 40 anos. Alguns dos pontos fortes do projeto são os aspectos sociais, econômicos e ambientais para que seja um exemplo de sustentabilidade turística. Em área de 6,3 mil hectares, com aproximadamente 14 quilômetros de praia, o plano prevê a implantação de empreendimentos hoteleiros, residências turísticas e de serviços, três campos de golfe, áreas de serviços e lazer à beira mar e áreas comerciais, esporte e lazer, cultura e entretenimento.

Disque Bahia Turismo: Em setembro de 2008, o Governo do Estado inaugurou o Disque Bahia Turismo, um serviço de call center pelo qual o visitante, ou qualquer cidadão baiano, tem acesso a informações em português, inglês e espanhol sobre todas as 11 zonas turísticas da Bahia. Integra o rol de ações do Serviço de Informação ao Turista (Sintur) e pode ser acessado durante as 24 horas do dia pelo telefone 3103-3103.

Serviços: Dois importantes serviços voltados para qualificação do setor turístico foram inaugurados no final de 2007: O Sindicato dos Trabalhadores e Profissionais de Turismo (Sintur) e o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT). O primeiro, além de disponibilizar informações relacionadas ao turismo, oferece capacitação para profissionais do setor. Já o segundo, concentra em um único lugar diversos tipos de informação. Em postos montados em lugares estratégicos, o turista encontra informações sobre hospedagens, atrações turísticas, restaurantes, eventos em geral, passagens aéreas, terrestres e via ferry-boat, entre outras.

Turismo Étnico Afro: O Governo do Estado lançou em 2007 o Programa de Ação do Turismo Étnico Afro da Bahia, que tem como objetivo atrair mais visitantes, sobretudo os afro-descendentes norte-americanos, para a Bahia, aproximando-os de sítios e manifestações culturais vinculados às suas origens. O projeto visa difundir o conceito desse segmento, além de pesquisar e coletar dados que contribuam para a elaboração de políticas públicas e modelos de gestão. A criação por parte do governo baiano de um projeto direcionado ao segmento do turismo étnico foi tão bem aceita, que a iniciativa foi adotada nacionalmente pelo Ministério do Turismo.

Destino Bahia: A promoção do “Destino Bahia” foi intensificada por meio da participação em grandes feiras e eventos. Até 2008, foram investidos R$ 2 milhões da promoção no mercado internacional e mais R$ 3 milhões no mercado nacional. Em publicidade, material promocional, promoções de eventos e desenvolvimento de novos produtos turísticos, foram investidos R$ 17,5 milhões.