Até o próximo dia 31, a Bahia quer vacinar 100% do seu rebanho bovino e  bubalino –  estimado em 11 milhões de cabeças – contra a febre aftosa, superando a campanha do ano passado quando foi atingida uma cobertura de 96% do total. A meta foi anunciada hoje, durante o lançamento oficial da campanha de vacinação pelo secretário da Agricultura, Geraldo Simões, na Fazenda Cruzeiro do Mocó, em Feira de Santana,.

“O governo do Estado colocou esta atividade como prioridade, tanto que, pela primeira vez depois de muitos anos, os recursos  que a Adab, Agência de Defesa Agropecuária, pediu, o governador Jaques Wagner liberou imediatamente”, afirmou Simões. Ele destacou a importância das parcerias com o governo federal,  prefeituras e entidades de classe para o êxito da campanha.

O diretor-geral da Adab, Altair Santana, explicou que a estrutura de barreiras sanitárias inclui postos fiscais e móveis. “Além disso, temos uma zona tampão que protege o nosso estado e que conta com a presença de técnicos da instituição. Também estamos reforçando este trabalho e corrigindo as deficiências” Para ele, o trabalho de fiscalização e de controle de trânsito de animais, somados à vacinação massiva, vai garantir que a Bahia continue sendo considerada zona livre da aftosa.

Segundo o secretário da Agricultura, o trabalho de proteção do rebanho baiano  será reforçado nas fronteiras do estado, com o apoio da Secretária de Segurança Pública (SSP), sobretudo nas divisas com o Piauí e Pernambuco. “Não dá pra nossos técnicos e veterinários trabalhar desprotegidos. Queremos preservar a segurança deles e somente com o apoio da SSP podemos garantir que nada de inadequado entre em nosso território”.

Com um rebanho de 500 cabeças de gado nelore, o pecuarista José Carlos Pedreira considera fundamental a campanha de vacinação desenvolvida pelo estado. “A garantia de zona livre de aftosa por vacinação nos dá a garantia de poder exportar a nossa carne para qualquer lugar do país e do mundo e de  negociar animais vivos”, comentou.

Para garantir a vacinação, pequenos  produtores se uniram para comprar as vacinas em maior quantidade, garantindo menor preço do produto. “Como não temos estrutura, levamos nossos animais para um galpão cedido por outro produtor”, explicou o pequeno pecuarista Antônio Fernando da Silva.

Entre os parceiros  do governo na campanha contra a febre aftosa, está a Federação da Agricultura do Estado da Bahia, que vai promover 100 dias-de-campo buscando sensibilizar os produtores. João Martins, presidente da entidade, defendeu uma maior punição para aqueles que negligenciarem a vacinação do seu rebanho.