LOCAL: Largo da Lapinha, Praça Thomé de Souza, Comércio e Campo Grande
DATA: 02.07.09 (quinta-feira)
HORÁRIO: 8h

O QUE É: Comemorações do dia da Independência da Bahia.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

COMEMORAÇÕES: Tiveram início nesta quarta-feira, no bairro de Pirajá, com a chegada do fogo simbólico, por volta das 15h30, e acendimento da pira. Antes de chegar a Salvador, a chama passou pelas cidades de Cachoeira, Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho, Valéria, conduzida por soldados do Exército e atletas baianos.

PROGRAMAÇÃO MATUTINA: Começa com a alvorada de fogos no Largo da Lapinha, às 6h, e segue com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia, de Salvador e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHBA). Após a execução do hino Nacional pela banda da Marinha e a colocação de flores no monumento ao general Labatut, os carros dos Caboclos serão entregues pela presidente do IGHBA, Consuelo Pondé, e ao prefeito da cidade, João Henrique Carneiro. O desfile será iniciado às 9h30, após a execução do hino ao 2 de Julho. Durante o cortejo estão previstas as seguintes paradas:

Homenagem aos heróis da Independência, em frente ao Convento da Soledade;
  Pronunciamento de um membro da Ordem Terceira do Carmo, em frente a sede da instituição religiosa;
  Homenagem da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em frente à igreja.

Às 11h30, os carros simbólicos ficarão recolhidos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza, encerrando as atividades matinais.

PROGRAMAÇÃO VESPERTINA: As atividades serão retomadas com o pronunciamento do presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Alan Sanches. Com a chegada do desfile ao Campo Grande, haverá novamente o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador. Em seguida, será executado o hino Nacional pelas bandas da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros; depositadas flores no monumento ao 2 de Julho e executado pela banda da Polícia Militar, acompanhada do coral de mil vozes dos seus alunos, o hino ao 2 de Julho. O acendimento da pira e a execução do hino Nacional junto com o coral encerram a programação oficial.

HISTÓRIA: Em junho de 1822, o povo de Cachoeira assumiu a liderança do movimento que deflagrou a guerra pela independência da Bahia ao reagir as investidas de uma tropa de militares portugueses, a bordo de canhoeira lusitana fundeada no Rio Paraguaçu, que tentava sitiar a vila com o objetivo de sufocar a mobilização popular contra a dominação colonial. No dia 25 de junho de 1822, os vereadores cachoeiranos reunidos no prédio da Câmara redigiram uma ata aclamando D. Pedro de Alcântara, príncipe regente perpétuo do Brasil. Os cachoeiranos declararam, então, que, a partir daquele dia, a cidade seria território livre do domínio de Portugal. Por isso a data é considerada o marco das lutas no processo de independência da Bahia, culminada no dia 2 de julho de 1823.

NOVIDADES: Este ano foram incorporadas às comemorações do 2 de julho homenagens a Marinha Brasileira e a Ala Esquerda do Exército Pacificador. Antes da retomada do desfile, na sede do 2º Distrito Naval, o hasteamento de bandeiras e a continência de civis e militares celebrarão a vitória nos mares das forças brasileiras, fundamental para o desfecho da Guerra da Independência por impedir que esquadra inimiga reabastecesse a cidade sitiada. Já no Forte de São Pedro, uma placa comemorativa, além de um grupamento de cadetes da Polícia Militar e alunos do colégio da PM com bandeiras e símbolos dos municípios baianos que participaram da batalha histórica, irão rememorar a participação dos voluntários baianos, lavradores, vaqueiros e tropeiros, na Guerra da Independência. Esses soldados-cidadãos que vieram do interior para participar dos combates fizeram do movimento emancipador baiano uma luta popular, diferente do que aconteceu em Minas Gerais, por exemplo, onde as confabulações com sentimento separatista ficaram restritas às famílias ricas.

SHOWS: Às 12h30, no Terreiro de Jesus, diversas atrações se apresentarão no Forró da Independência. Já às 19h, a cantora Cláudia Leitte faz show no Farol da Barra em comemoração a Independência da Bahia.