O QUE É: entrega de estrada recuperada e de Unidade de Pronto Atendimento
LOCAL: municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães
DATA: 14.04.12 (sábado)
HORÁRIO: a partir de 9h30

O governador Jaques Wagner e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, visitam nesta segunda-feira (16), às 15h, o Parque Tecnológico da Bahia, localizado na Avenida Paralela, em Salvador. Em sua primeira visita à Bahia, o ministro, além de conhecer as instalações do empreendimento, participa da abertura do 5° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, no Centro de Convenções, que acontece às 14h, também com a presença de Wagner.

Com recursos do Governo da Bahia e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Parque Tecnológico, que será inaugurado em breve, já recebeu investimentos de mais de R$ 50 milhões para obras de infraestrutura e equipamentos do Tecnocentro, prédio central do empreendimento. O Parque criará empregos qualificados dentro do Estado e melhorará a competitividade das empresas locais, além de estimular a pesquisa aplicada.

Um edital selecionou quatro empresas âncoras para desenvolver pesquisas aplicadas no novo Parque Tecnológico. São elas: IBM Brasil, Sábia Experience Tecnologia S.A., Indra Brasil S.A. e Portugal Telecom. Além dessas empresas, atuarão também no Tecnocentro sete institutos de pesquisa: UFBA/Fraunhofer, UNEB, SENAI/Cimatec, IFBA, Bahiafarma, Cetene e Bioinformática. O local abrigará ainda uma incubadora de base tecnológica, todas selecionadas por edital público. São elas: NN Solutions, Brunian, Exa-m, Teledoctor, MDS Tecnologia da Informação, Compositec, MK Serviços, Imago e Maqhin.

A segunda etapa do Parque, que começará ainda este ano, já tem recursos assegurados de mais de R$ 38 milhões para infraestrutura. As áreas prioritárias de pesquisas do Parque serão biotecnologia e saúde, energia e engenharias e tecnologia da informação e comunicação.

Congresso

Maior produtor de mamona do Brasil e segundo de algodão e dendê, a Bahia tem potencial para aumentar sua contribuição no setor de biodiesel, combustível natural produzido por meio de fontes renováveis. Atualmente existem apenas três usinas no estado, em Candeias, Simões Filho e Iraquara. Para debater essa e outras questões, especialistas de todo o Brasil participam, de 16 a 19 de abril, do 5° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.

O tema central evento é "Biodiesel, inovação e desenvolvimento regional". Uma das atrações será uma usina móvel de biodiesel montada sobre uma carreta, que mostrará aos participantes do congresso como se processa o combustível a partir de óleo residual de fritura e óleo de soja.

A unidade, que virá de Minas Gerais especialmente para a Bahia, tem uma proposta didática, tanto que técnicos estarão disponíveis para explicar todo o processo de fabricação de biodiesel. Além da usina, uma empresa de São Paulo mostrará aos agricultores como se extrai o óleo de mamona e girassol para a produção do biodiesel.

Estarão presentes no congresso diversas empresas do setor e representantes dos órgãos federais envolvidos no processo produtivo do biodiesel. As principais tecnologias das diferentes áreas da cadeia serão apresentadas em palestras, mesas redondas, reuniões técnicas, simpósios e seminário. Haverá atividades específicas para técnicos e agricultores familiares.

A Bahia está instalando quatro usinas de processamento de biodiesel nos municípios de Irecê, Simões Filho, Paulo Afonso e Barreiras. Essas unidades piloto foram concebidas pelo governo estadual e estão sendo implantadas em parceria com institutos de pesquisa, visando, inicialmente, abastecer a frota de veículos oficiais.

Durante o evento o governo lançará 30 Centros Digitais de Cidadania em territórios rurais (CDCR), visando à inclusão sócio digital e econômica do homem do campo. Um stand montado ainda mostrará como funciona a novidade.
O congresso é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Governo da Bahia e Universidade Federal de Lavras (Ufla). As inscrições pela internet estão encerradas, mas os interessados ainda podem participar, basta procurar a coordenação no dia do evento.