Uma bela oportunidade para conhecer melhor o cinema produzido em Taiwan nos últimos anos. Trata-se da mostra “O cinema contemporâneo de Taipei” que a Sala Walter da Silveira acolhe de 6 a 12 de junho, com sessões sempre às 15h e entrada franca.

O evento chega a Salvador por intermédio de uma parceria entre a Diretoria de Audiovisual (DIMAS), da Fundação Cultural da Bahia, e o Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil.

A idéia é compor um painel diversificado da produção cinematográfica de Taiwan, com a exibição de filmes de perfil popular; desenhos animados e obras autorais, como é o caso, notadamente, de “Three Times”, de Hou Hsiao Hsien; e “A arte de Viver”, de Ang Lee.

SHOE FAIRY (Taiwan, 2006)
Direção: Robin Lee
Duração: 84 min.
Censura Livre

Sinopse – A história da linda garotinha Dodo, que não conseguia andar. Um dia, os pais de Dodo a levaram ao hospital para uma operação. Quando Dodo acordou, ela pôde finalmente andar, correr e dançar. Daquele dia em diante, Dodo desabrochou em uma linda garota que adorava comprar sapatos, e mais sapatos, e…Dodo começa a namorar o Dentista Sorridente. Eles se casaram e vivem felizes para sempre. Tudo ia bem, exceto pelo fato de que Dodo estava comprando muitos sapatos. Finalmente, Sorridente disse a Dodo que não havia mais espaço na casa para mais sapatos.

Numa tentativa desesperada de se afastar da vitrine da loja de sapatos, ela cai num bueiro. Quando acorda, descobre que, mais uma vez, ela não podia andar e se torna uma garota calada e introvertida, afogada em sua infelicidade.

Até que um dia, uma garotinha vai à sua casa, vendendo fósforos. Quando Dodo acende um dos fósforos, sua chama ilumina sua tristeza como que por mágica, mostra a ela como sua tristeza estava afetando todos à sua volta, incluindo aquele que ela mais amava.

Dias 7 e 8/06
THREE TIMES (Taiwan, 2005)
Direção: Hou Hsiao Hsien
Duração: 132 min.
Censura: 12 anos

Sinopse – Existe realmente algo como o lugar certo, na hora certa? “Three Times”, o filme internacionalmente aclamado do diretor taiwanês Hou Hsiao-hsien, nos guia por uma jornada de histórias de amor em três diferentes períodos.

Shu Qi e Chang Chen se conhecem em Taiwan durante o início do regime colonial japonês e depois, no “suingue” dos anos 60, antes de nos trazer diretamente para o aqui e agora da moderna Taipei. Três tempos. Três histórias. O imutável – ou sempre mutável – império do amor.

CHOCOLATE RAP (Taiwan, 2006)
Direção: Chi Y. Lee
Duração: 84 min.
Censura: 12 anos.

Sinopse – Depois de ter derrotado seis dos melhores dançarinos de break, Choco ganha a amizade do líder do grupo, Pachinko, e fica famoso. Ally, uma garota que adora tocar Bach e surfar, em breve se vê envolvida em um triângulo amoroso com esses dois. Depois de se tornar o soberano da cena da dança break, os sentimentos de Choco por Ally crescem, mas a vida toma um rumo drástico quando um acidente de carro muda tudo.

Depois de se recuperar, Choco se reergue e começa a dançar novamente. Ele concorda em ensinar King Kong, um dançarino medíocre, mas com grandes sonhos. Com o tempo, Choco resgata sua confiança, mas terá de enfrentar seu aluno pretensioso numa batalha única.

FISHING LUCK (Taiwan, 2005)
Direção:Tseng Wen Chen
Duração: 90 min.
Censura: 12 anos

Sinopse – A Ilha da Orquídea, na costa sudeste de Taiwan, abriga o povo Tao, um grupo indígena que depende do oceano para sua sobrevivência.Behong, Jeddah e Qingkuang se denominam os “Três Mosqueteiros” da Ilha da Orquídea. Eles alugam um carro usado, e batizam de “Peixe-Voador Um”. Suas vidas e seus planos são mudados para sempre quando Zing, uma garota linda e calada de Taipei, chega para uma viagem de negócios.

Behong convence Zing a alugar o “Peixe-Voador Um” e a acompanhá-la pela ilha enquanto ela trabalha testando a cobertura de telefones celulares. Durante essa viagem ela perde sua carteira, com seu dinheiro, seus cartões de crédito e documentos. Sem condições de voltar para casa, tudo que ela pode fazer é esperar e rezar para que sua carteira seja encontrada. O tempo revela que o relacionamento com seu namorado em Taipei não é nada perfeito, então Zing, agora desamparada, aceita a oferta de Behong de morar na casa dele e eles aos poucos começam a se apaixonar.

A ARTE DE VIVER (TUI SHOU, Taiwan, 1991)
Direção: Ang Lee
Duração: 107 mm
Legendas em espanhol
Censura: 12 anos
Sinopse – “A Arte de Viver”, de Ang Lee, é um belo filme sobre os conflitos vividos por um idoso chinês, velho mestre de Tai Chi de Pequim, que vai morar com seu filho (a quem criou sozinho na China) e sua nora em Nova York.

A AVÓ E SEUS FANTASMAS (MOFA AMA, Taiwan,1998) Legendas em português
Direção:. Xiaodi Warig
Duração: 80 min
Censura Livre

Sinopse – Um garoto de cinco anos muda-se com sua avó para uma pequena cidade em Taiwan. Logo depois, ele descobre que sua avó não é apenas uma vendedora, mas também é uma boa caçadora de fantasmas… Indicado para melhor filme de animação “Asia-Pacific Film Festival” em 1999. Vencedor do prêmio do júri do “Festival de Cinema Infantil de Chicago”.

Também em exibição na Sala Walter da Silveira

De 6 a 12/06
Às 17h30 e 20h (Exceto dia 11/06 em que não haverá sessão devido ao tradicional projeto Quartas Baianas)
O Último dos Loucos (Le Dernier des Fous, França, 2006) – 2ª semana
Direção: Laurent Achard
Elenco: Julien Cochelin, Pascal Cervo, Annie Cordy, Fettouma Bouamari, Jean-Yves Chatelais, Dominique Reymond e Florence Giorgetti
Duração: 96 min.
Censura: 14 anos

Sinopse – É verão e começo das férias. Martin tem onze anos, vive na fazenda de seus pais e observa, desamparado, a desunião de sua família: sua mãe vive enfurnada em seu quarto, seu irmão mais velho, que ele adora, se afoga no álcool, e seu pai é dominado pela avó. O menino assiste a um desastre familiar. Mas Mistigri, seu gato, e Malika, uma amiga marroquina, procuram lhe reconfortar de alguma forma.