O setor de Tecnologia da Informação (TI) de Jequié ganhou na tarde desta quarta-feira (30) um importante reforço para a economia local: foi lançado o Pólo de Tecnologia da Informação Jequié Cidade Software.

Formado por empresários e empreendedores locais, o pólo contribuirá para o desenvolvimento do setor na região.
O pólo vai permitir a capacitação de empresários e atores locais, o mapeamento e a pesquisa de mercado do segmento de TI e do segmento produtivo local.

Também serão identificados o desempenho das empresas do setor, área de atuação, além dos produtos e serviços oferecidos e as potencialidades locais.

Com a criação da associação sem fins lucrativos, o pólo terá seu escritório funcionando, a princípio, nas instalações da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), parceira do empreendimento.

Os recursos de R$ 100 mil para esta fase de implantação vêm de um convênio entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Também participam do Jequié Cidade Software representantes das prefeituras municipais e a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).

Ao participar da solenidade de lançamento do Jequié Cidade Software, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Informação, Ildes Ferreira, assumiu o compromisso de ampliar os investimentos para a implantação do pólo e apoiar a Uesb para o Centro de Tecnologia Digital.

Também há compromisso de estabelecer uma parceria para a instalação de câmeras eletrônicas que vão monitorar o centro financeiro e comercial de Jequié.

Com alcance de leitura de 300 metros e capazes de aproximar as imagens em até 12 vezes, as câmaras eletrônicas já estão monitorando o centro financeiro e comercial de Feira de Santana, aumentando a segurança da população.
Já o presidente do Jequié Cidade Software, Luciano Pestana, disse que o apoio da Secti será fundamental para transformar o pólo em um empreendimento de visibilidade nacional.

“Não estamos pensando pequeno, mas, num futuro próximo, exportar softwares de qualidade. Por enquanto, já estamos conseguindo vender nossos produtos para outras regiões do Brasil”, observou Pestana.

Outros pólos

Além de Jequié, cidades como Vitória da Conquista e Feira de Santana estão estruturando pólos de informática com foco no desenvolvimento de softwares.

Os pólos reunirão empresas de Tecnologia da Informação (TI), centros de pesquisa e instituições de fomento numa articulação com foco no desenvolvimento do setor no interior do estado.

Um dos pólos de informática já estruturado é localizado em Ilhéus, com foco em hardware, respondendo por 20% da produção nacional de computadores.

Dados do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores e Informática de Ilhéus e Itabuna (Sinec) indicam que o faturamento das empresas do pólo em 2006 foi superior a R$ 2 bilhões e é responsável por 53% do recolhimento de ICMS da região, o que corresponde a R$ 24 milhões.