Um caruru em devoção aos ibejis, entidades do candomblé que representam as crianças e que no sincretismo correspondem a São Cosme e São Damião, vai festejar a inauguração do Centro Digital de Cidadania (CDC) no terreiro Oia Deji, em Paripe. De nação ketu, a comunidade vai oferecer o almoço para 200 pessoas com todo o ritual, incluindo os sete meninos, nesta quinta-feira (25), a partir das 12h30.

A unidade do programa Cidadania Digital vai atender à comunidade do entorno do terreiro, especialmente jovens que passam a ter acesso gratuito a computadores e às ferramentas da informática. Já são mais de 500 centros em operação, distribuídos em mais de 400 municípios baianos.

O principal público beneficiado pelo Cidadania Digital é o de baixa renda. Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários do programa têm renda familiar de até dois salários mínimos.

O sistema de cadastro também revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital: 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e 93% do público freqüenta escola pública. Como conseqüência do seu impacto, em 2007, o programa foi contemplado com três importantes premiações, dentre elas o Top Social, maior prêmio de responsabilidade social do Norte/Nordeste.