Com 197 anos de existência, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris) vem oferecendo à sociedade uma gama de atividades e serviços, tendo como principal objetivo democratizar o conhecimento. Para falar desta experiência e da história das grandes bibliotecas do Brasil, acontecerá, a partir de quinta-feira (9) até o dia 30 de outubro, das 8h30 às 18h, na Sala de Exposições (2º andar), a exposição Bibliotecas: relíquias da humanidade no Acervo Raro e Valioso da Biblioteca Pública.

A exposição exibirá relíquias que fazem parte do acervo de livros do Setor Raro e Valioso, para mostrar como a Biblioteca preserva e permite o acesso democrático à informação. “É importante saber que um livro raro não se define apenas pela data de sua publicação. Dentre as raridades do setor, tem-se, por exemplo, um romance russo completamente impresso em seda que circulou com pequena tiragem”, destaca Célia Matos, subgerente do setor.

Ainda na Biblioteca Pública, a partir desta terça-feira (7) até o dia 31, das 8h30 às 18h, na Sala de Exposições do 3º andar, a importância das bibliotecas será tema também da mostra A Biblioteca pelo Mundo, uma exposição de imagens e material bibliográfico das bibliotecas que mais se destacam no cenário mundial. “Pretendemos mostrar, principalmente através de fotografias, as histórias destas bibliotecas. De cada continente, foram eleitas em torno de cinco bibliotecas para a exibição”, ressalta a subgerente Maria Aline Pinheiro. Dentre as homenageadas, estão a Biblioteca Nacional, a Biblioteca do Congresso, a maior dos EUA, e a Biblioteca Nacional do Chile.

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia, a primeira da América Latina, foi inaugurada em 1811 e conta com setores especializados para servir de fonte de informação e pesquisa. O Setor de Obras Raras e Valiosas, Setor de Documentação Baiana, Setor Braille e o Setor Infantil são alguns dos setores que demonstram a preocupação em atender com eficiência os usuários, de acordo com necessidades específicas.