Filmes contemporâneos como o longa-metragem Deserto Feliz, de Paulo Caldas, e a série Marco Universal – Direitos Humanos: A Exceção e a Regra – que reúne episódios dirigidos por Eduardo Escorel, Sandra Kogut, Tetê Moraes, João Jardim, Jeferson De, Kiko Goifman, Alexandre Stockler e Victor Lopes – são algumas das atrações da 3ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que acontece de 10 a 16 de outubro, na Sala Walter da Silveira (Barris), em Salvador.

A programação que celebra os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos teve curadoria do cineasta Francisco Cesar Filho e inclui duas novas seções, uma Retrospectiva Histórica e uma Homenagem.

Na retrospectiva histórica destacam-se clássicos como Tire Dié (1960), Los Olvidados – feito pelo espanhol Luis Buñuel em 1950 no México – e Couro de Gato (1961), ao lado de produções mais recentes, como o longa colombiano A Vendedora de Rosas (1998) e o curta Palace 2 (2001), de Fernando Meirelles e Kátia Lund.

A seção homenagem é inaugurada com obras do grupo argentino Cine Ojo, que há 22 anos produz premiados documentários de criação. Capitaneado pelos cineastas Marcelo Céspedes e Carmen Guarini, o Cine Ojo tem cinco títulos exibidos na 3ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul: "H.I.J.O.S.", "El Alma en Dos" (2002), "Yo, Sor Alice" (2001), "El Diablo Entre las Flores" (2004), "Jaime de Nevares, Último Viaje" (1995) e "Pulqui, Un Instante en La Patria de La Felicidad" (2007).

O filme Los Olvidados contará com audiodescrição, na quarta-feira (15), na sessão das 14h30, para contemplar deficientes visuais. A 3ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é realizada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira e Sesc São Paulo, apoio do Ministério das Relações Exteriores e da TV Brasil, e patrocínio da Petrobrás.

O site oficial do evento www.cinedireitoshumanos.org.br traz informações detalhadas sobre a mostra. A programação completa, em Salvador, pode ser conferida no site da Dimas www.dimas.ba.gov.br .