A professora de Biologia Débora Campos de Souza Santos, do Colégio Estadual Professora Maria Anita, recebeu o Prêmio Qualidade do Trabalho Pedagógico na Área de Saúde e Meio Ambiente (Região Nordeste 2) na 4ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva.

A professora orientou o aluno Bruno Caldas, que, em 2007, quando cursava o 3º ano do nível médio, desenvolveu o vídeo Radiação e Saúde: Efeitos Socioambientais. A idéia do aluno foi abordar os principais efeitos da radiação sobre a humanidade.

Logo no início da apresentação, Bruno explica que “para a maioria da população mundial, o tema é inexplicável, invisível, intangível e quase misticamente mau”. Ao som da música Múmia, do grupo Biquíni Cavadão, o material mostra imagens associadas à radiação, como guerras, pessoas mutiladas, crianças com defeitos congênitos e armamentos.

Segundo Débora, o vídeo tem o objetivo de sensibilizar os alunos sobre essa problemática – o trabalho foi ganhador na categoria Ensino Médio, modalidade Arte e Ciência.

A professora contou que, quando fez a proposta de discutir de forma criativa a questão da radioatividade, não pensava em enviar o trabalho para a olimpíada realizada pela Fiocruz. Apenas depois de pronto, foi que ela sugeriu ao aluno que inscrevesse o vídeo no evento. A conquista do prêmio motivou Débora a estender a atividade para outras turmas da escola, não apenas ao 3º ano.

Hoje, as questões sobre meio ambiente são discutidas em 11 turmas, de maneira interdisciplinar, no campo das artes, geografia, ciências, filosofia, química e física. “Estou muito feliz, porque os estudantes e os professores abraçaram a idéia com entusiasmo”, disse Débora.