O Sindicato dos Policiais Civis (Sindipoc) terá que pagar multa diária de R$ 100 mil, caso não cumpra a decisão do Poder Judiciário, que decretou, nesta segunda-feira (31), a ilegalidade da greve dos agentes e escrivães, deflagrada sexta-feira passada (28).

De acordo com o Procurador Geral do Estado, Rui Moraes Cruz, por se tratar de serviços essenciais deveria ter havido por parte do sindicato uma comunicação prévia e formal direcionada tanto ao Estado como à população. Também seria necessária a apresentação de um plano com o detalhamento sobre o funcionamento do serviço, como manda a legislação, para evitar o comprometimento da Segurança Pública.

A Procuradoria Geral do Estado ingressou, domingo (30), via plantão judiciário, com uma ação civil pública contra o Sindipoc pedindo a declaração de ilegalidade e abusividade da greve dos policiais civis.

A ação foi encaminhada ao juiz plantonista João Batista Alcântara que deferiu a liminar pleiteada, obrigando o Sindicato a convocar os grevistas a retornarem de imediato às suas atividades.