Qualificar mão-de-obra para proteção de parques, reservas ecológicas e áreas de preservação ambiental (APAs) foi o principal objetivo do curso ministrado pelo Instituto Floresta Viva, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Ministrado por especialistas em meio ambiente da região e tendo como público-alvo os guardas que atuam no Parque do Conduru – que abrange áreas das cidades de Itacaré, Ilhéus e Uruçuca -, o curso abordou temas como noções de ecologia, restauração ambiental, crimes ambientais e aspecto e planejamento de unidades de conservação.

“Foi bastante proveitoso; aprendemos como montar trilha, conduzir e fazer a apresentação do parque aos visitantes”, conta Marival Santos, 46 anos, um dos 28 participantes do evento. Os guardas tiveram ainda aula de primeiros socorros, ministrada pelo sargento Viveiros, do Corpo de Bombeiros de Ilhéus.

O grupo de guardas do Conduru é formado basicamente por moradores e pequenos agricultores de localidades do entorno do parque. “O importante é capacitá-los para ter consciência da preservação do uso do solo, proteção da fauna, flora, água e de outros recursos e belezas naturais”, disse o coordenador do parque e um dos palestrantes do curso, Marcelo Barreto.

De acordo com a coordenadora do núcleo de áreas protegidas do Instituto Floresta Viva, Lucélia Berbert, o importante do curso foi preparar os guardas para proteção das unidades onde eles trabalham, esclarecendo melhor suas funções e a importância do trabalho na preservação.

O Conduru recebe cerca de 800 mil visitantes por ano e mantém suas portas abertas para fins científicos, educacionais, culturais e turísticos. O parque concentra a terceira maior biodiversidade do mundo, com uma floresta que possui 458 espécies de árvores por hectare.