Os parques metropolitanos de Pituaçu e do Abaeté, administrados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), fazem parte dos locais de Salvador que participam do concurso 7 Pontos Mágicos de Salvador. Criado pela prefeitura, o concurso visa eleger sete pontos da cidade, entre 14 previamente escolhidos, como os mais bonitos da capital baiana.

A votação vai até o dia 25 deste mês e os internautas do mundo inteiro, podem votar através do site www.7pontosmagicosdesalvador.com.br .

Inspiração de artistas como Dorival Caymmi, Jorge Amado, Vinícius de Moraes, Carybé e Mário Cravo, os dois parques valorizam e enriquecem o cenário da cidade e estão localizados em duas das mais importantes áreas de preservação ambiental de Salvador.

Pulmão verde

Criado em setembro de 1973, o Parque Metropolitano de Pituaçu possui uma área de 450 hectares de área preservada, com uma grande diversidade de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.

Maior área verde de uso público de Salvador, Pituaçu é um dos raros e mais belos parques ecológicos brasileiros situados dentro da área urbana. Ele tem uma infra-estrutura que permite, ao mesmo tempo, o uso pela população e a preservação do espaço.

A lagoa, no centro do parque, surgiu artificialmente em 1906, com a construção da barragem do Rio Pituaçu, que abastecia Salvador. Circundada por uma ciclovia de 15 quilômetros de extensão, a lagoa se assemelha a um trevo e tem quatro quilômetros de extensão e 200 mil metros quadrados de espelho d’água.

Entre as opções de lazer, o parque oferece pista de cooper, píer com pedalinhos, playground, bares, restaurantes e lanchonetes, sorveteria, quiosques de água de coco e acarajé, além de esculturas do acervo do artista Mário Cravo.

Lagoa escura

O Parque Metropolitano Dunas e Lagoas do Abaeté é um dos maiores centros de lazer ecológico do Nordeste do país. Montado sobre 225 hectares de área urbanizada, ele foi criado para proteger um dos mais belos locais da cidade, que vinha sofrendo um intenso processo de depredação e ocupação predatória.

A urbanização e a recuperação paisagística do parque levaram ao local arborização, gramado, caminhos para a circulação de pedestres e diversos equipamentos de lazer, como bares, restaurantes e espaço para shows.

A Lagoa do Abaeté é um dos principais cartões postais da cidade. Rodeadas por um vasto areal branco, suas águas escuras, com diferentes níveis de temperatura, são o resultado de antigos rios que corriam na região e das águas da chuva.