O Instituto do Meio Ambiente (IMA) vai realizar uma audiência pública para discutir com a comunidade e interessados o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) relativo ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do empreendimento turístico-imobiliário Ilha de Cajaíba Eco Resort, em fase de licenciamento no órgão ambiental do Estado.

A audiência pública acontece no dia 30 deste mês, a partir das 9h, no Colégio Estadual Martinho Salles Brasil, que fica na Rua Rodolfo Tourinho, São Francisco do Conde.

O empreendimento que a empresa Property Logic Brasil pretende implantar na Ilha de Cajaíba, situada na foz do Rio Subaé, na Baía de Todos-os-Santos, pretende ocupar uma área de 521,74 hectares, com a implantação de quase cinco mil unidades residenciais, 2.167 hoteleiras e 76 comerciais, duas áreas de esporte e lazer e mais um campo de golfe.

O investimento previsto é de R$ 2 bilhões. O IMA já vem discutindo com o empreendedor a redução da área de ocupação para minimizar os impactos ambientais.

O Rima contendo a síntese dos estudos ambientais já está disponível, desde o fim de fevereiro, para consulta da comunidade e interessados nos seguintes endereços: Colônia de Pescadores Z-05 de São Francisco do Conde (Praça Maria do Benzê, s/n), Associação dos Marisqueiros e Pescadores de São Bento das Lages (Porto do Cais, s/n, São Bento das Lages – São Francisco do Conde), Colônia de Pescadores Z-16 de Saubara (Praça 4 de Agosto, 36, Centro), Associação dos Moradores e Pequenos Pescadores de São Brás (Rua Virgílio Sena, s/n, São Brás – Santo Amaro) e Colônia dos Pescadores Z-27 de Acupe (Rua Ruy Barbosa, 85).

Conhecimento do projeto

O acesso a esses documentos tem possibilitado que a comunidade e interessados possam conhecer o projeto na íntegra, os impactos ambientais que ele causará, assim como os eventuais benefícios socioeconômicos, como a geração de empregos na região.

A audiência pública será coordenada pelo IMA e terá a presença de representantes do empreendedor e de interessados. Dela poderão resultar sugestões e até modificações no projeto, a ser consideradas pelo instituto na análise técnica do processo de licenciamento.