O Jardim Zoológico de Salvador faz sua estréia esse ano na programação da Semana Nacional de Museus, que acontece de 19 a 23 de maio na maioria dos museus do país. O evento busca incentivar a troca de experiências entre museu e sociedade, aliando preservação e difusão cultural.

A programação inclui palestras sobre temas como legislação ambiental, ecoturismo e tráfico de animais silvestres, museus e turismo no meio ambiente, dentre outros.

Haverá ainda uma exposição da fauna e da flora brasileiras – com reprodução do ambiente onde os animais vivem -, visitas guiadas, exibição de documentário e oficinas de pintura. Além da apresentação de grupos de capoeira e bumba-meu-boi.

Museu do meio ambiente

Segundo Vinicius Dantas, veterinário e coordenador técnico do Jardim Zoológico de Salvador, a participação do zoo é muito importante. “O evento serve para mostrar uma boa parte do trabalho desenvolvido aqui, levando às pessoas o conhecimento ambiental e a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente”, disse.

Segundo Márcia Alves, museóloga do zoo, essa é uma boa oportunidade para a população conhecer mais sobre a fauna. “Temos um museu com animais taxidermizados e uma coleção de crânios de animais. O evento disponibiliza condições para um maior conhecimento sobre o assunto”, explica.

A Semana Nacional de Museus acontece sempre no mês de maio e envolve a maioria dos museus país. Durante uma semana, nesses locais, são apresentadas palestras, shows, workshops e seminários, juntos com apresentações culturais.

A programação da Semana Nacional de Museus no Zoo de Salvador pode ser conferida no site www.zoo.ba.gov.br , já a programação nos diversos museus do estado pode ser vista no site www.ipac.ba.gov.br .