O governador Jaques Wagner tranquilizou, nesta quinta-feira (6), a população baiana sobre a possibilidade de paralisação da Polícia Militar. Ele reafirmou disposição para o diálogo, mas enfatizou que não será tolerado desrespeito à ordem constitucional.

Wagner informou que já manteve contato com o ministro da Justiça, Tarso Genro, garantindo a mobilização da Força Nacional de Segurança, caso seja necessário. E alertou: “Meu chamamento aos profissionais da PM é que não entrem em aventura, pois eles conhecem o Código Militar”.

Após reunião com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas, o governador afirmou: “Já ofereci à PM aquilo que posso oferecer: diálogo e respeito à hierarquia”.

Entre as medidas que beneficiaram os policiais militares, Wagner lembrou o reajuste de quase 19% para os menores salários, em 2007. E ainda o aumento do ano passado, que foi maior para os oficiais, de tenente a coronel.

Recentemente, foram entregues 540 novos veículos, além de outros equipamentos que facilitam o trabalho policial. Também foi promulgada a Lei Orgânica das polícias militar e civil, assegurando promoções, benefícios e estruturando as carreiras.

Para o governador Jaques Wagner, todas as medidas visam um movimento de aumento da autoestima da corporação, que já teve 3.200 novos soldados incorporados e tem outros 3.200 concursados prestes a fazer o curso de formação.

A memória do movimento grevista da PM em 2001 não preocupa o governador. Ele ressalta que, na época, estava na oposição e se ofereceu como mediador do conflito. E finalizou: “A população pode ficar tranqüila, os nossos policiais, a nossa oficialidade, vão garantir a ordem”.