Os 32 mil torcedores previstos para a partida entre Brasil e Chile, na próxima quarta-feira (9), vão acompanhar o resultado e lances do jogo por meio de um placar eletrônico, considerado um dos mais modernos do país. Com altura de 27 metros, comparada a um prédio de nove andares, o novo placar é uma das intervenções finais realizadas no estádio de Pituaçu, que atendeu todas as exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Com investimentos de R$ 2 milhões, o placar eletrônico foi produzido pela empresa responsável pelo mesmo tipo de serviço nos estádios do Maracanã e do Mineirão. O equipamento conta com uma tecnologia avançada que permite combinar, através de 700 mil pontos de leds, projeção de lances do jogo, publicidade eletrônica e outras informações. O telão tem sete metros de altura por dez metros de comprimento, com linha de escore onde são mostrados com grande visibilidade o nome dos times e o resultado do jogo.

O superintendente da Sudesb, Raimundo Nonato, afirma que o palco das eliminatórias da Copa 2010 está finalizado, obedecendo a preocupações com acessibilidade e escoamento dos torcedores em segurança. Para ele, Pituaçu está entre os três melhores estádios do país, em termos de conforto, segurança, acessibilidade e modernidade. “Agora é só esperar essa grande festa da seleção brasileira, de preferência com um grande resultado favorável ao Brasil”, comentou Bobô, lembrando que a Bahia não recebe a seleção brasileira há 20 anos.

Recomendações da CBF 

Além do placar, outras intervenções para adequação física do estádio foram realizadas, segundo as recomendações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). São elas: a construção de 200 vagas para estacionamento, recuperação e contenção de encosta na área externa, ampliação do setor reservado à imprensa, construção de escadaria de acesso à avenida Pinto de Aguiar, remanejamento de alambrados para a setorização do estádio e melhorias nos vestiários.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, o estado volta a contar com um equipamento adequado para a prática do futebol profissional. “É uma recuperação total, um novo estádio. Concluímos o que foi compactuado como condicionante para a partida no menor tempo possível e, assim, viabilizamos a maior intervenção no esporte baiano dos últimos 30 anos”, ressaltou.

Acessibilidade

Dando continuidade às obras de acessibilidade ao estádio de Pituaçu, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) lança, nesta terça-feira (8), o edital de licitação para a construção de uma passarela, que ligará a avenida Paralela à avenida Pinto de Aguiar. Serão duas vias de acesso a partir da entrada do Centro Administrativo da Bahia (Avenida 1/CAB) e do Hospital São Rafael até o estádio.

Além disso, a licitação prevê a duplicação da avenida Pinto de Aguiar até a altura do Posto Shell, logo após a Universidade Católica. De acordo com o presidente da Conder, Milton Vilas-Bôas, a consclusão das obras está prevista para meados de 2010. “Será uma passarela especial, com seis metros de largura e três elevadores para atendimento preferencial a portadores de deficiência”, afirmou.