Com expectativa de realizar cerca de R$ 8 milhões em negócios, começou, neste domingo (6), a 34ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira). A abertura oficial do evento, que segue até 13 deste mês de setembro, no Parque de Exposições João Martins da Silva, aconteceu com a presença do governador Jaques Wagner e outras autoridades.

Em uma semana, serão promovidos oito leilões e vendas de animais, máquinas, implementos agrícolas e produtos agroindustriais. A iniciativa, com apoio do Governo do Estado, é considerada o maior evento da Bahia no setor e visa atrair mais de 300 mil pessoas. Em 2008, foram gerados cerca de R$ 6 milhões em negócios.

Para o secretário de Agricultura, Roberto Muniz, a Expofeira representa uma alternativa para impulsionar o agronegócio baiano, que atualmente responde por 24% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. “Estamos reerguendo as exposições e feiras agropecuárias. Até o final de 2009, serão 50 eventos deste tipo, que buscam mostrar tudo o que é produzido dentro das nossas fazendas, fortalecendo o agronegócio”, afirmou em discurso.

Segunda maior economia do Estado, Feira de Santana tem papel central no crescimento do comércio agroindustrial da Bahia – um dos principais leques econômicos do município. A Seagri espera atender, até o final do ano, 30 mil agricultores familiares da região de Feira, envolvendo 34 municípios.

“Esta cidade é a porta de entrada do interior da Bahia. Queremos fazer dela, além de Princesa do Sertão, a Princesa do Agronegócio. O renascimento da Expofeira é uma prova disso”, comentou Wagner, ressaltando que 700 mil famílias, um total aproximado de 3,5 milhões de pessoas, já foram beneficiadas com ações estaduais voltadas a agricultura familiar.