A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) ganhou um escritório próprio. O espaço fica no Edifício Oscar Cordeiro, no bairro do Comércio e vai abrigar os cerca de 80 técnicos e especialistas responsáveis pelo trabalho.

No novo escritório serão realizados os serviços de conferência, as reuniões de coordenadores, além de toda articulação da pesquisa. A PED é realizada desde 1984 e fornece ao poder público e à sociedade civil o mais completo retrato do mercado de trabalho.

Para o diretor Geral da SEI, Geraldo Reis, o novo escritório é um reconhecimento à importância da PED. “Agora, o grupo que se debruça sobre os números para realizar a pesquisa vai ter melhores condições de trabalho”.

Durante a cerimônia de inauguração do novo escritório, o secretário de planejamento, Walter Pinheiro, ressaltou a importância da PED e lembrou que, por meio desses dados estatísticos, o poder público pode tomar decisões. “Essa pesquisa é valiosa, nos dá informações sobre uma área extremamente importante, que é o mercado de trabalho. São esses dados que indicam que linha seguir na hora de elaborar políticas públicas e tomar decisões”, apontou Pinheiro.

Já o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, explicou que a PED é a mais detalhada pesquisa sobre emprego realizada no Brasil. “Ela nos traz informações complementares sobre o mercado de trabalho, como, por exemplo, a situação das mulheres e dos afrodescendentes. São informações conjunturais que alimentam e orientam as políticas públicas”, completou Vasconcelos.

A PED é financiada pelo Governo do Estado e Ministério do Trabalho e Emprego. A pesquisa é feita por meio de entrevistas domiciliares, com a aplicação de um questionário com 63 perguntas. A cada mês, 2,5 mil domicílios são visitados e 9 mil entrevistas realizadas.