O município de Lauro de Freitas recebeu, neste domingo (20), a primeira etapa das obras de pavimentação e urbanização da cidade, que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Nessa primeira fase, foram feitas a pavimentação e drenagem de 20 ruas que compõem o bairro da Lagoa da Base, num investimento de R$ 2,6 milhões, que beneficiará mais de 2.500 pessoas.

Para os moradores antigos, como dona Sônia Figueiredo, de 65 anos, que vive há mais de 20 anos em Lauro de Freitas, a recuperação das ruas fez muita diferença na vida da população. “Antes era muito difícil transitar por aqui, agora ficou muito melhor, a gente vê que até a casa fica mais limpa, não entra tanta poeira em casa”, explicou.

No total serão investidos mais de R$ 21 milhões nas obras de urbanização da cidade. A próxima etapa conta com a construção de 296 unidades habitacionais, sendo 144 no Conjunto Habitacional Japonês, 88 no Conjunto São José e 64 no Vila Praiana, além de melhorias em mais 585 moradias, construção de creche e escola de Ensino Fundamental e completa urbanização da Lagoa da Base.

“Desde que cheguei aqui o bairro mudou muito. Agora as crianças têm espaço pra brincar na rua, se divertem com mais conforto e tranquilidade, sem falar que pra gente melhorou muito o acesso às ruas do bairro”, declarou a dona de casa Jude Aranaute, moradora de Lauro de Freitas há pouco mais de oito meses.

Segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), Milton Vilasboas, a previsão é de que todas as intervenções sejam concluídas até o final de 2010.

“Esta cidade é muito melhor hoje do que há anos atrás. Hoje as pessoas vivem melhor, com qualidade de vida e nós vamos continuar este trabalho de urbanização de toda a cidade e entregar moradia digna para a população”, garantiu a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho.

Para o governador Jaques Wagner, outra grande e importante ação é a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Lauro de Freitas, que vai ser interligado ao de Salvador e escoado no emissário submarino que está sendo construído no bairro da Boca do Rio. “Lauro de Freitas hoje tem apenas 10% de cobertura sanitária. Com a obra vamos deixar Salvador e região metropolitana com 95% de cobertura. Fora isso, o que viemos entregar hoje aqui é a primeira etapa de uma grande intervenção para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou Wagner.