A população de Rio de Contas, município histórico da Chapada Diamantina fundado em 1745, participou, nesta sexta-feira (22), da entrega do sistema de esgotamento sanitário da cidade. Considerada a primeira cidade planejada do Brasil, Rio de Contas conserva as marcas da história em sua arquitetura secular, nas igrejas barrocas, monumentos públicos, além de ser um dos grandes pontos turísticos da Bahia com suas trilhas que margeiam rios e cachoeiras, mas o planejamento do século XVIII não levou em conta a necessidade futura do esgotamento sanitário.

Há muito tempo a população esperava por saneamento básico. Agora, com a construção de 19 quilômetros de rede coletora de esgoto, 6,5 quilômetros de ramais prediais, 1,4 de linha de recalque, duas estações elevatórias que captam o esgoto das residências, uma estação de tratamento com duas lagoas e 2,5 quilômetros de emissário final, os cerca de 14 mil moradores do município não irão mais ver o esgoto correndo a céu aberto pela cidade.

“Vai melhorar muito, principalmente para nossa saúde”, disse a dona-de-casa, Maria Aparecida Lopes. Já a aposentada Sebastiana dos Santos, de 63 anos, explicou que as pessoas não queriam mais nem nadar no rio por causa da poluição. “Agora, com o esgoto sendo tratado, todo mundo vai voltar a nadar”.

Os benefícios chegam tanto para os habitantes da cidade, quanto para os turistas que frequentam Rio de Contas, como afirmou o comerciante, Valdeir Dutra. “As pessoas que vêm passear aqui, agora vão saber que nós temos condições dignas de saneamento, sem falar na contribuição para a despoluição dos rios”. Já o trabalhador rural José Maria Leal reclamou das fossas, que não são mais necessárias. “Mexer com fossa é ruim demais, mas agora minha casa já está no jeito, com encanamento de esgoto e tudo”.

Recursos – O investimento total da obra realizada pela Empresa Baiana de Águas e Esgoto (Embasa) é de R$ 5,6 milhões. Durante a visita ao município, o governador Jaques Wagner ressaltou a importância histórica da cidade, assim como de toda a Chapada Diamantina e assegurou outros melhoramentos, como a pavimentação de ruas na sede e em alguns distritos de Rio de Contas, no valor de R$300 mil.

Wagner também garantiu o repasse de verba para a realização do carnaval de rua da cidade, já tradicional na região. “Essa obra de saneamento que viemos entregar é fundamental para a população, pois agora a gente sabe que Rio de Contas é bonita pelo que se vê e pelo que não se vê, que é o esgotamento sanitário. Além disso, o repasse de recursos para o carnaval vai fazer com o que o turismo traga mais emprego e tranquilidade para a população local”.