Pais e mães acordaram cedo para vacinar seus filhos contra meningite C. A campanha foi aberta nesta quarta-feira (3) em Salvador e mais 15 municípios do estado. “Vim logo pra garantir e não enfrentar fila”, disse o comerciante Cláudio Aragão, que trouxe a filha de dois anos. “Vou ficar muito mais tranquila sabendo que minha filha estará protegida da doença”, afirmou a dona-de-casa Maria Aparecida Carvalho, que também levou a filha de três anos para ser imunizada.

A vacinação será estendida para todo o estado até março em 231 postos instalados em centros de referência em saúde, unidades de saúde da família e postos de saúde. A bactéria da meningite tipo C, mais conhecida como meningocócica, pode infectar qualquer pessoa, mas crianças com menos de um ano são mais vulneráveis.

Segundo a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), Lorene Pinto, os pais precisam tomar outros cuidados, além da vacina. “É preciso que o cartão de vacinação esteja em dia com todos os procedimentos, pois doenças como o rotavírus precisam também ser evitadas”, explicou. Ela declarou que a baixa imunidade pode ser uma porta de entrada para bactérias como a da meningite. “Por isso é tão importante vacinar e evitar levar crianças recém-nascidas a lugares de grandes aglomerações”, destacou.

No Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), um dos postos onde está sendo aplicada a vacina em Salvador, o atendimento é feito das 8 às 12h e das 14 às 17h, todos os dias, por ordem de chegada. A recepcionista Cristiane Amorim foi uma das primeiras a chegar e garantiu a vacina de Agatha, dois anos. “Agora estou mais tranquila, sabendo que minha filha não corre mais o risco de pegar meningite”, afirmou.

“O local onde é aplicada a vacina pode ficar vermelho e um pouco irritado, mas nada que seja motivo de preocupação para as mães. É normal e a criança não vai ficar incomodada. Em algumas horas, a vermelhidão passa”, esclareceu a coordenadora do Crie, Jaci Andrade.

Vacinas

Bahia e Minas Gerais são os únicos estados que disponibilizam a vacina contra meningite C gratuitamente, mesmo não sendo os locais de maior incidência da doença.

“É uma vacina importada, de difícil acesso, e o pioneirismo da Bahia e de Minas Gerais é importante para estimular outros estados a comprar a vacina e imunizar suas crianças”, disse o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla.

Para ele, um dos estados que apresentam o maior número de casos é São Paulo, e mesmo assim a Bahia saiu na frente para garantir a vacinação preventiva. Além disso, o secretário adiantou que outras vacinas serão disponibilizadas para a população baiana até março, como a do vírus da gripe H1N1.