Depois de ser apontada pelos editores do jornal New York Times como um dos 31 lugares do mundo para se visitar em 2010, a Bahia volta a ser destaque no jornal. Desta vez, a lista dos melhores destinos para se visitar neste ano está sendo feita pelos leitores do jornal, que colocam a Bahia na 11ª posição do ranking, entre mais de 1.500 localidades, inclusive à frente de São Francisco e Los Angeles, nos EUA, África do Sul, além de Copenhagen, na Dinamarca, e Bali, na Indonésia.

A lista está no endereço www.nytimes.com/interactive/travel/2010-places-to-go.html. Os leitores cadastrados no site do jornal apontam qualquer lugar do mundo e relatam as suas impressões, lembranças, enviam fotos e dão dicas de roteiros.

Os turistas que recomendaram a Bahia citam a culinária – repleta de pratos feitos com dendê, o Museu Afro-Brasileiro – no Pelourinho, o povo baiano, a música e as praias. Além de Salvador, os leitores do New York Times destacam a Chapada Diamantina, Morro de São Paulo e Itacaré.

Segundo o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, o reconhecimento internacional é fruto do trabalho de divulgação e promoção do destino Bahia nos Estados Unidos e em todo o mundo. Em 2009, a Coordenação de Turismo Étnico e a Diretoria de Relações Internacionais da Bahiatursa participaram de diversas ações promocionais nos Estados Unidos.

No ano passado, os turistas estrangeiros deixaram R$ 779 milhões na Bahia, o que corresponde a 15,4% da receita total, que foi de R$ 5,07 bilhões. De acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em 2008, 514 mil estrangeiros desembarcaram na Bahia, o que representa uma participação de 5,7% do fluxo global.

Os Estados Unidos são o país líder no ranking de turistas internacionais para a Bahia, enviando 63 mil americanos, seguido da França, com 56 mil, Itália, 51 mil, e Portugal, com 50 mil turistas enviados, segundo dados da Fipe.