Para ampliar as técnicas de salvamento na água, na segunda-feira (4) e terça (5), 20 bombeiros guarda-vidas foram treinados para operações com helicóptero. As informações foram repassadas por instrutores do Grupamento Marítimo (Gmar) e Grupamento Aéreo (Graer).

Dividido em duas etapas, o curso teve aulas teóricas e práticas. Munidos de nadadeiras, snorkel (respirador com máscara) e rescue tube (tubo de salvamento ajustado na vítima), nesta quarta-feira (6), os guarda-vidas fizeram os últimos ajustes durante testes realizados na Praia de Armação, em Salvador, onde aconteceram as aulas práticas.

Num esquema de revezamento, os 20 bombeiros, entre oficiais e praças, foram lançados e, em seguida, içados do mar com auxílio do sling (corda com alças utilizada para transportar a vítima e o socorrista da água à areia).

A tenente Jamile Lutiane Mattos é a única mulher do grupo. Ela afirmou que durante o curso foram repassadas informações sobre “como entrar ao mar e como se portar dentro da aeronave, para que não sejamos vítimas em potencial, mas sim sermos os socorristas da pessoa necessitada. Me sinto competente e capacitada para, quando necessário, utilizar a aeronave para o resgate de vítimas”.

Além de botes e socorristas em pranchas, em terra, uma equipe médica na ambulância dava o respaldo aos alunos, em caso de imprevisto. Mais de 30 pessoas se envolveram no treinamento, que chamou a atenção de quem passava pelo local. Dois profissionais do Graer e um do Gmar foram os responsáveis pelo repasse dos conteúdos práticos e teóricos.

O instrutor do Graer, capitão Renato Lima, disse que a utilização de aeronave nas ações com o Gmar vai reforçar as atividades de salvamento. “O helicóptero pode potencializar a capacidade de intervenção, no que concerne à retirada de vítimas da água. Por isso fazemos instruções, capacitações, treinamentos que visam eliminar a possibilidade de erros e aumentar a qualificação do pessoal”. Segundo ele, os 20 alunos alcançaram as metas. “Os resultados têm sido os melhores possíveis”.

Mais proteção para os banhistas

O comandante do Gmar, tenente-coronel Osvaldo Pacheco, destacou que a melhor forma de ampliar a capacidade de atender as vítimas são as ações integradas com o Graer. “O salvamento aquático com apoio aéreo terá melhores condições de dar atendimento ao público no próximo verão, bem como nas grandes competições que virão para a Bahia. É mais proteção para os banhistas”.

A segunda edição do treinamento está prevista para 8 a 10 de novembro. Outros 20 bombeiros devem se tornar aptos para o salvamento com apoio de helicóptero. Pacheco informou que novos equipamentos, como jet ski e barco, também estão sendo adquiridos para reforçar as ações do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. “Isso fecha nosso trabalho com vistas ao verão: a proteção na beira do mar e o salvamento aquático”.