"Alertar para a conscientização da prevenção do câncer de mama é um dever de todos nós e uma luta constante". A afirmação é da presidente das Voluntárias Sociais da Bahia e primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, ao fazer o lançamento da campanha Dia Rosa, quarta-feira (14), no Centro Cultural da Câmara de Vereadores, no Palácio Thomé de Souza, em Salvador.

A campanha faz parte do movimento internacional Outubro Rosa, que busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do acesso ao tratamento em todo o mundo.

A iniciativa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, em Paris, na França.

No Brasil, a campanha Dia Rosa tem o objetivo de conscientizar todas as mulheres, com idade a partir dos 40 anos, sobre a necessidade de se reservar um dia por ano para realizar a mamografia, principal aliada contra o câncer de mama. A cada ano, 10 mil mulheres morrem vítimas do câncer de mama em todo o mundo.

Cor símbolo

Em Salvador, alguns monumentos estão iluminados com a cor símbolo da campanha. O Elevador Lacerda, o Hospital Santo Amaro, unidade da Fundação José Silveira, e a sede das Voluntárias Sociais, no Campo Grande, também conhecida como Palácio das Rosas, recebem a iluminação especial.

A campanha é coordenada por entidades como a Fundação José Silveira, Hospital Santo Amaro, Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer, Organização Viva Maria, além de contar com o apoio das Voluntárias Sociais da Bahia.

Segundo Inês Carvalho, presidente do Instituto Eco Desenvolvimento, a cada ano, ocorrem no Brasil cerca de 50 mil novos casos de câncer e, aproximadamente, 11 mil mortes decorrentes da doença. A maior parte desses óbitos é atribuída ao diagnóstico tardio.

A presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, já empenhada em contribuir com a iniciativa, foi convidada por Inês Carvalho a intensificar a campanha em todo o Estado também no próximo ano.

O lançamento da campanha, que tem a cantora Gilmelândia como madrinha, teve a participação também da Banda Didá.