Nos últimos quatro anos, a Bahia se destacou como referência nacional por trabalhos que visam à salvaguarda dos seus patrimônios imateriais. Nesta semana, mais uma ação coordenada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) reafirma essa posição. Órgão do governo estadual responsável pela política de preservação do patrimônio cultural, o Ipac lança mais quatro produtos que garantem a memória e difusão de manifestações culturais baianas.

O primeiro evento acontece nesta quarta-feira (10), às 14h, na Galeria do Ipac (Rua 25 de Junho, 8) na cidade de Cachoeira, com lançamento de livro e videodocumentário intitulados Festa da Boa Morte. A programação prevê exposição fotográfica, apresentação de grupos de samba-de-roda e participação da Irmandade da Boa Morte.

Já o segundo lançamento será na quinta-feira (11), às 10h, em Maragojipe, com livro e vídeo em DVD sobre o Carnaval da cidade. Com mais de 100 anos, a festa foi reconhecida pelo governo estadual como patrimônio imaterial em fevereiro do ano passado.

“Através de decretos, o governo da Bahia já possibilitou, de 2007 a este ano, os reconhecimentos de patrimônios imateriais da Festa da Boa Morte em Cachoeira, Carnaval de Maragojipe e Festa de Santa Bárbara em Salvador”, disse o diretor-geral do Ipac, Frederico Mendonça.

Até dezembro deste ano, o Ipac termina a pesquisa sobre Desfile dos Afoxés, e até 2011, estudos sobre Ofício dos Vaqueiros, Ofício dos Mestres Organistas e Festa do Bembé em Santo Amaro. Todos terão publicações exclusivas e videodocumentários em DVD.