A capital baiana assume na noite da virada do ano a posição de maior reveillon de praia do Brasil, devendo reunir nos principais pontos da festa, ao longo de 75 quilômetros da orla, cerca de meio milhão de pessoas entre baianos e turistas.

Para ocupar o posto, um trabalho conjunto envolvendo Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Salvador foi montado para garantir diversão, infraestrutura e segurança aos participantes durante as comemorações. O esquema de policiamento preparado para a noite do próximo dia 31 pela Polícia Militar contará com um efetivo de aproximadamente 1,8 mil policiais, além de mais 80 integrantes da Guarda Municipal, e estará atuando em diversos pontos de abordagens, além do patrulhamento em 11 áreas de eventos.

Artistas locais estiveram nesta quarta-feira (29) na sede da prefeitura municipal, no centro de Salvador, para conhecer os detalhes da festa, inclusive a localização dos palcos, condições de acústica e os pontos de queimas de fogos de artifício.
Entre os locais de fogos, o destaque é o Farol da Barra, que, além de toda infreaestrutura à disposição dos artistas e do público, terá três balsas com 15 toneladas de fogos que serão queimados a 200 metros de distância da praia.

Shows musicais
A programação da festa terá início a partir das 21 horas e prevê atrações para todos os gostos, com shows musicais nas praias do Farol da Barra, de Piatã (na Cidade Alta), e da Boa Viagem, (Cidade Baixa), e em Cajazeira, um dos maiores bairros residenciais da cidade, com grande concentração comercial.

Carlinhos Brown abre o show principal no Farol da Barra por voltas das 22 horas e sobe novamente ao palco próximo da meia noite, para fazer a contagem regressiva junto com o cantor Tatau, que também se apresentará durante a noite, seguido da Banda Duas Medidas, que deverá encerrar as comemorações por volta das 2h30 da madrugada.

A festa na praia de Piatã, nome de origem Tupi, terá a participação do cantor Zelito Miranda, da Banda Negra Cor, com Adelmo Casé, e da Banda Inter. Na Boa Viagem, a programação inclui show da banda Salsalitro, com Jorge Zarath, e das cantoras Will Carvalho e Luana Monalisa. Em Cajazeiras a população vai celebrar a chegada do ano novo com show da cantora Márcia Short e das bandas Filhos de Jorge e Fora da Mídia.

Apoio logístico
“O reveillon dos baianos será de muita alegria como sempre. Em Salvador, teremos diversas festas em bairros, com a presença de artistas renomados. Também na Ilha haverá espetáculos com queimas de fogos de artifícios para o contentamento de baianos e dos milhares de turistas”, afirma o secretário estadual de Turismo, Antônio Carlos Tramm.
Ele lembra que o Governo do Estado participa da promoção da festa com apoio de logística e policial. “Na área do Farol e cercanias teremos 600 policiais, além dos serviços médicos preparados para qualquer evento”, esclarece.

Para o prefeito João Henrique, esse será um grande produto turístico para a cidade de Salvador, com festas também nas ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos, e com queima de fogos em no mínimo dez pontos diferentes. Na oportunidade, ele lembrou da autorização especial que foi concedida pelo patrimônio da União para montagem de 150 toldos ao longo da orla, nos principais pontos da festa. “Essa decisão será somente para a noite de reveillon e atenderá a 300 ex-barraqueiros, em um trecho que compreende Tubarão a Stella Mares. Eles poderão ajudar a cidade nesse período, oferecendo às pessoas um serviço de qualidade”.

Resgate
O cantor e compositor Carlinhos Brown sugeriu batizar o evento como “Reveinorla” e prometeu misturar músicas de vários álbuns e emocionar baianos e turistas com um repertório que faz parte do inconsciente coletivo, resgatando o rei Roberto Carlos, irmãos da Boa Terra como Luiz Caldas, Ivete, dentre outros. “Uma festa oficial não pode ser só com minhas músicas, claro que vou tocar alguns sambas do novo CD. Pretendo resgatar a visão de concerto. A música baiana não pode mais ser vista apenas como serviço de animação para o país”, desabafa. “Eu desejo que a gente se encontre como família e se prepare para o Carnaval da percussão”.