Pelo quarto ano consecutivo, a Bahia Robotics Team (BRT) – equipe do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) – vai disputar a copa do mundo de futebol de robôs: a RoboCup 2010. 

Organizada pela RoboCup Federation, a competição, que este ano acontece de 19 a 25 de junho, em Cingapura, é a principal disputa mundial da categoria e tem como objetivo promover o crescimento e o desenvolvimento das áreas de robótica e inteligência artificial. 

Formada por estudantes do Curso de Sistemas de Informação da Uneb, do Campus I, em Salvador, a equipe garantiu vaga no mundial em três modalidades: Liga de Simulação – Futebol de Robôs 2D, Liga de Simulação –, Futebol de Robôs 3D e Competição Realidade Mista – Futebol de Robôs. 

Para participar da competição, equipes do mundo inteiro precisam se submeter a um processo de qualificação que consiste na submissão de artigos científicos, descrevendo os resultados mais relevantes de suas pesquisas, e de programas binários, que correspondem à parte prática dos trabalhos. 

A principal conquista brasileira na RoboCup aconteceu em 2009, quando a equipe da Uneb alcançou o terceiro lugar na classificação geral da competição, na modalidade Realidade Mista. Os bons resultados obtidos pelo BRT resultaram na eleição de dois representantes da universidade para compor as comissões organizadora e técnica da modalidade Realidade Mista durante a RoboCup 2010. Marco Simões e o estudante José Grimaldo vão representar o Acso. 

Além do mundial, o BRT participa regularmente das edições nacionais e continentais da RoboCup: a RoboCup Brazil Open e a Latin American RoboCup Open. Com apenas três anos de disputa, a equipe já conquistou seis troféus, sendo dois de campeão, um de vice e três de terceiro colocado.