A sonoridade baiana, sua relação intrínseca com a matriz religiosa afrobrasileira e a referência ao mar serão o tema do programa Rotas do Mundo (World Routes), da rádio estatal BBC de Londres, que faz uma gravação em Salvador na próxima quinta-feira (8), às 20h, na Praça Tereza Batista – Pelourinho.

O show de gravação terá diversos nomes da cena baiana e entrada franca. Artistas como Tiganá Santana, com participação de Virgínia Rodrigues, Percussivo Mundo Novo e Mariene de Castro vão mostrar um pouco da nossa cultura e identidade.

O evento, promovido pela Ginga Produções, conta com a parceria da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), através do Pelourinho Cultural, programa do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Ipac) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

Além do evento artístico, a equipe londrina estará em contato com a cultura baiana, por meio de sua musicalidade e religião, graças à ‘expedição’ que a equipe fará no Recôncavo. Entrevistando artistas da terra, entrando em contato com a cultura afrobrasileira e a religião, os jornalistas da BBC colherão material para a série radiofônica Planeta Humano, composta por oito programas que trazem informações sobre todo o mundo.

A equipe da BBC que está na Bahia é formada por James Parkin, produtor- executivo dos programas, Lucy Duran, etnomusicóloga renomada mundialmente e apresentadora de rádio, e um dos melhores técnicos de som da BBC, Martin Appleby.

Representantes 

As atrações artísticas para a gravação do programa no Pelourinho foram escolhidas pela própria equipe da BBC, por serem bons exemplos da ancestralidade africana e de sua influência tradição musical da Bahia. Investigador incansável de suas raízes na África, o cantor, compositor e poeta Tiganá Santana é um dos raros artistas a compor em línguas africanas.

Na apresentação, ele contará com a presença de Virgínia Rodrigues, intérprete de várias composições do artista. Também presente no evento, o Percussivo Mundo Novo, liderados pelo músico Mikael Mutti, investiga a sonoridade de diversos instrumentos da percussão, construídos pelos músicos. A apresentação do grupo contará com a participação da cantora Amanda Santiago (ex-vocalista da Timbalada).