Durante nove dias, Salvador estará no foco do mundo em função da realização do 12º Congresso da ONU sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal. A organização do evento estima que o Centro de Convenções da Bahia (CCB) receba, entre os dias 11 (domingo) e 19 deste mês, cerca de quatro mil pessoas de aproximadamente 140 países.

O planejamento operacional desenvolvido pela prefeitura da capital baiana, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), com o apoio do governo da Bahia e do Ministério da Justiça, foi apresentado nesta quinta-feira (8) à imprensa.

Serão 55 delegações, compostas, na sua maioria, por autoridades ligadas aos direitos humanos, cidadania e justiça, a exemplo de ministros e chanceleres.

Na ocasião, foram informadas as estratégias que compõem o plano de segurança que será aplicado no período do evento, em especial nas regiões do CCB, do aeroporto de Salvador, dos principais pontos turísticos da capital baiana e dos hotéis onde estarão hospedadas as autoridades. Todos os trajetos percorridos pelos chefes de Estado serão realizados em comboios com reforço policial, entre eles, batedores.

Para atender às exigências de segurança, o governo da Bahia disponibilizou 11 mil profissionais, sendo oito mil da Polícia Militar e o restante da Polícia Civil, para acompanhar o deslocamento das autoridades e reforçar o policiamento no local do evento e nos hotéis onde estarão hospedadas.

O espaço aéreo também será restrito. Apenas aeronaves previamente autorizadas pela Aeronáutica poderão trafegar em determinados pontos da cidade, além do comércio nos arredores do CCB, que atenderá apenas aos congressistas.

O coordenador de Articulação de Segurança do Ministério da Justiça, Rogério Sales, informou que todo o processo de elaboração do plano durou mais de seis meses. “Além de trabalharmos de forma integrada com a Coordenação de Segurança da ONU, que tem experiência na realização desse tipo de evento em outros países, a Polícia Federal mobilizou os vários órgãos que fazem parte do sistema de segurança, como a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Marinha e até mesmo a Receita Federal”, disse. Foram várias reuniões integradas entre as forças de segurança, definindo a atuação de cada instituição.

Segundo o delegado da Polícia Federal, Wal Goulart, para manter a segurança das autoridades, determinadas medidas serão mantidas em absoluto sigilo. “No entanto, a população soteropolitana precisa ficar atenta a algumas orientações. Nos bairros localizados nas proximidades do evento, por exemplo, serão realizadas barreiras para filtrar a passagem de pessoas”, observou. Ele declarou que apenas os moradores terão acesso livre a determinados locais.

Alterações no trânsito

Também estão previstas alterações nas vias que margeiam o CCB. Para tanto, a organização orienta os condutores de veículos que evitem trafegar nas imediações, em especial nos dias 17 e 18. O fluxo maior será entre as 8h e as 10h e das 17h às 18h.

Sales afirmou que ao final do congresso será elaborada uma carta para ser discutida e apresentada em Viena, na Áustria, em maio. No conteúdo, estarão os compromissos assumidos pelos chefes de Estado no evento realizado em Salvador.

O diretor-executivo de Transporte da Transalvador, Matheus Moura, disse que todo o efetivo de agentes estará envolvido para auxiliar os trabalhos no trânsito. “Será montada uma operação sistemática de segurança. Esperamos que nessa integração com o Governo do Estado, Polícia Federal e Ministério da Justiça consigamos garantir uma boa mobilidade no perímetro do evento”, ressaltou.

Reformas e adequações no CCB

O Centro de Convenções da Bahia passou por reformas e adequações para atender às exigências do congresso da ONU. A assessora internacional do governo da Bahia, Fernanda Regis, lembrou que Salvador foi escolhida pelo governo federal para sediar o evento. “Nunca o CCB contou com uma mobilização tão grande para um evento. É a comprovação de que a Bahia está com uma projeção internacional muito boa”, destacou.

Entre as intervenções, o Teatro Iemanjá é um dos espaços que foram totalmente readequados. O novo sistema de som, as reformas das 1.904 poltronas e do painel, a substituição dos carpetes e forros tornaram o local ainda mais atrativo. Além das importantes discussões de interesse mundial sobre prevenção ao crime e justiça criminal, a cantora Daniela Mercury vai se apresentar no teatro no dia 16.