Com paisagens exuberantes e trilhas que atraem turistas de várias partes do mundo apaixonados por aventura, o Vale do Pati, no município de Andaraí, na Chapada Diamantina, foi o escolhido pelo Ministério do Turismo como o mais importante na categoria Roteiro Turístico Segmentado do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.

O roteiro apresentado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), Bahiatursa e Trekking no Vale do Pati, que se classificou em primeiro lugar, concorreu com projetos de outros estados, analisados de 14 a 16 de abril por uma comissão de especialistas.

Essa é a primeira vez que a Bahia se classifica no programa. O diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, destacou a importância do prêmio para o estado.

“É o reconhecimento do grande potencial que a Bahia possui, não só no turismo de aventura como em diversos outros segmentos turísticos. É importante que os destinos se adequem às exigências do Ministério do Turismo e ampliem cada vez mais a profissionalização”.

Considerado como um dos mais bonitos do país, o Trekking do Vale do Pati é uma caminhada de 76 quilômetros feita em cinco dias, que começa no Vale do Capão, no município de Palmeiras, passando por Mucugê, até chegar a Andaraí.

Durante o percurso, o turista tem a oportunidade de desfrutar de belíssimas cachoeiras pouco exploradas, visualizar espécies únicas de orquídeas e passar por campos muito altos, que proporcionam uma grandiosa visão da natureza.

Além dos atrativos naturais, o roteiro também oferece a oportunidade de convívio com os moradores do local, uma vez que não existem pousadas no Vale e as quatro noites do roteiro só podem ser passadas em casas de nativos, onde o viajante tem contato direto com a cultura local.

Este ano, o troféu contou com nove categorias e dez programas foram premiados. Das candidaturas recebidas, 57% foram apresentadas pela região Sudeste, 25% (Sul), 12% (Nordeste) e 6% (Centro-Oeste). Os vencedores receberão o Trófeu Roteiros do Brasil em cerimônia solene no dia 27 deste mês, dentro da programação oficial do 5º Salão do Turismo, em São Paulo.