Mais de 36 mil pessoas de 282 comunidades rurais carentes, moradoras de 34 municípios do semiárido baiano com o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), incluindo famílias de quilombolas, indígenas e de fundo de pasto, serão atendidas pelo Governo da Bahia com uma série de projetos culturais, sociais, produtivos e de conservação ambiental, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Comunidades Rurais nas Áreas mais Carentes do Estado da Bahia (Gente de Valor).

Os projetos, orçados em R$ 12 milhões, têm como objetivo promover o desenvolvimento social e econômico, ambientalmente sustentável, de comunidades pobres do semiárido baiano, e estão sendo viabilizados em 210 convênios firmados entre a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e 104 associações comunitárias.

As ações abrangem a implantação de cisternas de produção, quintal produtivo, aviário rústico, hortas domésticas, unidades de beneficiamento de mandioca, kits de beneficiamento de frutas, veterinário, motoforrageiro, apicultura, barracas para feira, bosque energético, ensaio agroecológico, fogão ecológico e capacitação nas áreas produtiva e de conservação ambiental. Também serão construídas cisternas domiciliares, barragens, sistemas de abastecimento de água, sanitários, poços, projetos como o Baú de Leitura, capacitações, kits audiovisual e de informática.

Segundo o coordenador do Gente de Valor, César Maynart, os convênios prevêem um intenso programa de treinamento para as associações comunitárias, inclusive nas áreas administrativa e financeira, sendo que, para cada projeto a ser implantado, haverá uma oficina de capacitação naquele tema.

“A CAR, por intermédio de sua equipe técnica de campo em sete escritórios locais e dois regionais, distribuídos estrategicamente nos 34 municípios, fará a supervisão e o assessoramento técnico às associações comunitárias, assegurando que os recursos sejam aplicados conforme o planejamento definido nos projetos executivos”, informou Maynart.

Estão entre os municípios contemplados no nordeste baiano Abaré, Adustina, Antas, Banzaê, Cansanção, Canudos, Chorrochó, Cícero Dantas, Coronel João Sá, Euclides da Cunha, Fátima, Glória e Heliópolis, Itapicuru, Jeremoabo, Macururé, Monte Santo, Nordestina, Novo Triunfo, Paripiranga, Pedro Alexandre, Quijingue, Ribeira do Amparo, Rodelas, Santa Brígida, Sítio do Quinto, na região nordeste. Também serão beneficiados com os projetos do Gente de Valor os municípios do sudoeste da Bahia, Aracatu, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Manoel Vitorino, Mirante, Planalto e Poções, na região.

Gente de Valor
Em 2009, o Gente de Valor firmou 216 convênios no valor de R$ 22,85 milhões, 22 contratos totalizando R$ 30,83 milhões e construiu 5,2 mil cisternas, beneficiando 26,69 mil pessoas. Também foram concluídos 23 projetos de unidades de beneficiamento de produtos agrícolas, atendendo 865 famílias.

O projeto elaborou 103 Planos de Desenvolvimento Subterritorial (PDST) e formou 103 Conselhos de Desenvolvimento Subterritorial (CDST), envolvendo 282 comunidades e funcionando como meio de debates, tomadas de decisões e assinatura de convênios.

Sua atuação abrange 34 municípios com menores IDH no semiárido, beneficiando 36.471 pessoas. As ações visam melhorar as condições de vida das comunidades rurais, por meio do desenvolvimento social, econômico, ambientalmente sustentável e com equidade de gênero e renda.