A Bahia dá mais um passo para consolidação de uma política de fomento à Cultura, com o lançamento das linhas CrediFácil Cultura Fixo e CrediFácil Cultura Giro, na próxima quinta-feira (27), às 15h, no auditório da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia).

As duas linhas são voltadas para as empresas do setor cultural que desenvolvam suas atividades no campo da criação, produção, difusão, formação ou fornecimento de bens e serviços de infraestrutura para o setor. Elas foram desenvolvidas com vistas ao fortalecimento da economia da cultura em todo estado, ao ganho de competitividade pelos agentes produtivos baianos nos mercados regional, nacional e internacional e à profissionalização do setor cultural.

A novidade é o conceito ampliado de setor cultural, em consonância com os parâmetros recém definidos pela Unesco e resultado da estratégia desenvolvida pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), em parceria com a Desenbahia, de abordagem do setor cultural enquanto rede produtiva, o que inclui, além das atividades culturais propriamente ditas, o setor criativo como os serviços de arquitetura, publicidade e design.

O CrediFácil Cultura Fixo abrange os investimentos em construção civil, instalações e montagens, aquisição de máquinas e equipamentos (inclusive de informática), de instrumentos musicais, veículos utilitários, móveis e utensílios. O CrediFácil Cultura Giro, as operações das empresas como compra de mercadorias, matérias-primas e despesas operacionais e administrativas.

"Com o CrediFácil Cultura inauguramos na Bahia um novo mecanismo de fomento para o setor, abrangendo inclusive segmentos para os quais não havia apoio da Cultura como, por exemplo, a implantação de espaços de formação, de difusão e fortalecimento de empresas do campo do design. É a possibilidade de um crédito subsidiado e condições adequadas para transformar o talento da Bahia em riqueza para o Estado", explica o superintendente de Promoção Cultural, Carlos Paiva.

Para a assinatura do convênio estarão presentes o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Henilton Menezes, o presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Petitinga, o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Desenbahia, Marcelo Oliveira, e o secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles.

Após o lançamento haverá um debate entre os profissionais da Cultura, os órgãos de fomento – Desenbahia, SecultBA, Sefic-MinC e Sebrae e bancos oficiais como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco da Amazônia, acerca do tema fomento à cultura. Os dois eventos serão realizados no auditório da Desenbahia, na avenida Tancredo Neves, 776, 5º andar – Caminho das Árvores.