A operação Chapada Sem Fogo 2010 se antecipou ao período da estiagem, previsto para este ano, e já começou suas atividades de prevenção a incêndios florestais na Chapada Diamantina. Embora ainda esteja chovendo em boa parte da região, as equipes realizam a fiscalização preventiva, orientando as comunidades sobre os riscos da prática de “queimadas” e monitorando os focos de incêndio no campo.

A operação conjunta é uma determinação do Comitê de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Estado da Bahia e já está nas zonas rurais e urbanas da Chapada com técnicos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), do Instituto do Meio Ambiente (Ima) e da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental do Estado da Bahia (Coppa).

A operação abrange desde a fiscalização participativa, por meio de reuniões com representantes das comunidades, de organizações, de instituições e do poder público municipal, para conscientizar e definir as prioridades do município, até a fiscalização corretiva, com a notificação das irregularidades ambientais. Nessa primeira etapa, as equipes estiveram nas cidades de Seabra, Iraquara, Lençóis, Palmeiras, Piatã, Abaíra, Rio de Contas e distritos adjacentes.

Além do suporte de fiscalização e conscientização ambiental, as prefeituras dos municípios da Chapada Diamantina que mais sofrem com incêndios florestais receberam verba do Governo do Estado, destinada a prevenção e combate a incêndios florestais e para formação e suporte de brigadas voluntárias que atuam nesses municípios. Somente esse ano, serão investidos R$ 224,6 mil, na região, para esse fim.

Prevenção e combate

O período de estiagem, juntamente com a prática de “queimadas”, são fatores que aumentam o risco de incêndios florestais no estado da Bahia. Diante dessa situação histórica, o Governo do Estado criou, em junho de 2009, Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais no Estado da Bahia, que é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente.

Além da Sema, o comitê envolve outras instituições estaduais como a Casa Militar do Governador, Secretaria da Segurança Pública, Secretaria da Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Secretaria da Educação, Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Secretaria de Turismo, Comando de Operações de Bombeiros Militares, Companhia de Polícia de Proteção Ambiental e Defesa Civil do Estado da Bahia.

O Comitê conta com o apoio de órgãos ambientais federais e das secretarias dos municípios que mais sofrem com o fogo. A incidência de queimadas ou de quaisquer outras irregularidades ambientais nessa região podem ser denunciadas por meio do Disque Meio Ambiente: 08000 71 14 00.