Os cursos de Desenho Industrial do Campus I (Salvador) e de Direito do Campus VIII (Paulo Afonso) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) obtiveram conceito máximo (nota 5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

A edição 2009 do exame, cujos resultados foram divulgados no final do ano passado, avaliou o aprendizado dos alunos de cerca de 6.800 graduações de 15 áreas de conhecimento, em 1.700 instituições de ensino superior de todo o país. Desse volume, apenas 309 cursos (5,5%) receberam nota 5.

O curso de Desenho Industrial do Campus I da Uneb foi o único da área de design, no estado, a obter o mais elevado conceito no Enade. Já em relação ao curso de Direito, além da Uneb, apenas a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) alcançou a nota máxima. A Universidade Federal da Bahia (Ufba) ficou com 4.

Outras sete graduações da Uneb também foram bem avaliadas no Enade. Os cursos de Direito do Campus III (Juazeiro), de Turismo e Hotelaria dos campi I e XVIII (Eunápolis) e de Administração dos campi I, V (Santo Antônio de Jesus), XI (Serrinha) e XII (Guanambi) alcançaram nota 4.

O Enade, realizado desde 2004, tem como objetivo mensurar o rendimento dos estudantes de graduação com relação aos conteúdos programáticos do curso, suas habilidades e competências. O exame é utilizado para compor o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores que são utilizados pelo MEC nos processos de avaliação da educação superior no país.