Modelos de gestão pública aplicados ao atendimento ao cidadão e na geração de emprego e renda na Bahia serão exportados para a Bolívia, mais especificamente para as províncias de La Paz, Santa Cruz e Cochabamba. O intercâmbio técnico será viabilizado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, de segunda a sexta-feira da próxima semana (14 a 18), com a presença de representantes dos poderes públicos e membros da sociedade civil e de ONG’s das três províncias visitadas.

A tecnologia de atendimento ao cidadão e a abrangência territorial alcançada pela Rede SAC, implementadas pela Secretaria da Administração (Saeb) nos últimos quatro anos será um dos temas apresentados aos bolivianos. Ao fazer a apresentação, a assessora do SAC, Elba Andrade, dará ênfase à centralização de diversos órgãos que prestam serviço à população. “A idéia é que a partir desta visita possamos dar início a um novo acordo de cooperação técnica, ajudando a Bolívia a reforçar conceitos de cidadania entre seus habitantes”.

Também serão apresentados a transferência de conhecimento e tecnologia de gestão do Sinebahia e o programa de intermediação para o trabalho do Estado, executado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre). A superintendente de Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza Andrade, mostrará os resultados do projeto que hoje recruta, seleciona e capacita trabalhadores em todo estado, por meio de unidades de atendimentos localizadas também na rede SAC.

De acordo com Elba Andrade, é muito provável que o Ponto Cidadão, unidade compacta do SAC, seja o modelo mais adequado na implementação do serviço de atendimento ao cidadão na Bolívia, tal como ocorre na República Dominicana, onde a primeira unidade – o Punto Gob -, que deverá ser inaugurado em agosto.

O Ponto Cidadão atende aos municípios de pequeno e médios portes, ampliando a presença da rede SAC, antes restrita aos maiores centros urbanos do estado e à capital. A Bahia já implantou 13 unidades do Ponto Cidadão para a emissão de documentos básicos de cidadania como carteiras de identidade e de trabalho, antecedentes criminais e CPF.