Representantes do Governo da Bahia e do Ministério do Turismo (MTur) reuniram-se, nesta segunda-feira (11), no Palácio Rio Branco, em Salvador, para discutir e agilizar a aplicação de US$ 86 milhões em obras de requalificação turística da Baía de Todos-os-Santos, oriundos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional).

Participaram da reunião, o secretário Nacional de Programas do MTur, Colbert Martins, os titulares das secretarias estaduais de Turismo e de Cultura, Domingos Leonelli e Albino Rubin, respectivamente, além de técnicos da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac).

Leonelli destacou que o encontro ratificou posições importantes para a Bahia. “O Ministério do Turismo garantirá financiamentos da contrapartida do Prodetur Nacional para o Governo do Estado. Isso faz com que os recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) cheguem à Bahia a custos mais baixos, ou seja, o Estado entrará com uma contrapartida inferior a 10%”.

O secretário destacou ainda a participação dos técnicos da Seplan e da Secult no encontro. “Essa articulação permitirá a aceleração de diversos projetos, o que pode antecipar a assinatura do contrato com o BID para o início do próximo ano”.

De acordo com Colbert Martins, os recursos estão no orçamento do governo federal “e os próximos passos agora estão focados para a formatação do projeto de requalificação da BTS”. O diretor de Programas Regionais do Ministério do Turismo, Edmar Gomes, afirmou que alguns projetos já estão conveniados com o governo federal e a próxima etapa para que haja avanços no processo é a formação da equipe de trabalho.

Farol da Barra será reaberto ao público

Na mesma reunião, Colbert Martins anunciou que o Farol da Barra – o mais antigo das Américas – será reaberto ao público no dia 17 de maio. “A ideia da Marinha e do Ministério do Turismo é fazer com que 50 equipamentos semelhantes em todo o Brasil sejam disponibilizados também para visitação turística”.