A Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, em Itaparica, promove durante este mês, uma exposição bibliográfica de escritores baianos para divulgar suas obras e atrair novos leitores. O objetivo é apresentar para os frequentadores, os autores contemporâneos da Bahia, com o intuito de incentivar a leitura de livros baianos. Os convidados de junho são José da Boa Morte, coordenador do Movimento Cultural Artpoesia, e Roberto Leal, presidente da Fundação e Selo Editorial Òmnira.

Trabalhando com literatura há quase 30 anos, o escritor Roberto Leal elogia a iniciativa. “É uma boa oportunidade para a divulgação da obra do escritor, o que o aproxima mais do público leitor, dentro das várias opções que a Fundação Pedro Calmon tem colocado à disposição dos autores baianos”.

O escritor José da Boa Morte também compartilha dessa ideia. “É importante para o autor ter seu trabalho exposto na biblioteca, porque dá visibilidade à sua produção e aproxima o autor dos leitores. Em se tratando de biblioteca pública, um espaço democrático de acesso à leitura, principalmente do autor baiano, proporciona o registro da memória e resgata a identidade cultural local”.

José da Boa Morte

Poeta, escritor, educador, nascido em Salvador, autor dos livros ‘Gotas de Inverno’ e ‘Amor e Risos sem Fronteiras’. Participante das antologias ‘Salvador 450 Anos de Poesias’ e ‘Ecos Castroalvinos’. É coordenador do Movimento Cultural Artpoesia, onde promove vários eventos culturais alternativos em Salvador e cidades da Bahia. Atualmente, desenvolve o Circuito de Arte e Literatura nas Escolas, além da edição da Revista Cultural Artpoesia – 93 edições de 1999 a 2011.

Roberto Leal

Editor da revista Òmnira, vice-coordenador da União Brasileira de Escritores/BA e presidente da Fundação Òmnira, autor de ‘Cárcere de Poemas’, Ed. Òmnira-BA/2000. É membro da IWA-International Writers Association/USA e curador do Encontro de Escritores Baianos Independentes (Enebi). Tem artigos publicados em jornais locais, revistas e periódicos no Brasil e exterior, é editor da revista de literatura e arte Òmnira, organizador de dezenas de coletâneas e antologias em poesia e conto. Publicou mais de 600 trabalhos entre poesias, contos, crônicas e artigos, ao longo dos seus 28 anos de atuação.