Uma extensa programação marcará a ‘5ª Primavera dos Museus na Bahia’, que este ano é inspirada no tema ‘Mulheres, Museus e Memórias’. Durante todo o período da estação, diversas atividades serão realizadas nos espaços vinculados à Diretoria de Museus (Dimus) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, a programação é realizada anualmente em museus e instituições culturais de todo o país na semana do início da estação. O objetivo é sensibilizar as instituições e a comunidade para o debate sobre assuntos da atualidade.

Seminários, exposições, oficinas, palestras e atividades educativas fazem parte da programação, que terá como ponto alto, em 2011, o 3° Encontro Baiano de Museus, nos dias 21, 22 e 23 deste mês, no Teatro Municipal de Ilhéus. Durante o evento – que discutirá o tema ‘Museus, Territórios e Inclusão Sociocultural’ – acontecerá a exposição ‘Museus da Bahia: Identidade e Territórios’.

Participarão do encontro representantes da área de museologia para trocar experiências e discutir políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e a melhoria do setor. Em pauta também a implantação do Instituto Baiano de Museus (Ibam), uma das prioridades da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

O secretário de Cultura, Albino Rubim, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, o diretor-geral do Ipac, Frederico Mendonça, o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, e a diretora de Museus do Ipac, Maria Célia Moura Santos, participam da abertura oficial do evento.

As inscrições para o encontro podem ser feitas até o dia 14 deste mês pela internet. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (71) 3117-6381.

Ações culturais e educativas

A programação prevê uma série de ações culturais e educativas. No próximo dia 15, às 10h, haverá Desfile da Primavera no Pelourinho, com a presença de alunos das escolas João Lino e Azevedo Fernandes – situadas no Centro Histórico de Salvador – e da Vovô Zezinho, do bairro de Arenoso. Eles vão apresentar indumentárias produzidas, no acervo do Solar Ferrão, nas oficinas organizadas pelo Núcleo de Ações Culturais e Educativas da Dimus.

Em Cabaceiras do Paraguaçu, a 160 quilômetros de Salvador, o Parque Histórico Castro Alves promove, entre os dias 19 e 23 deste mês, uma série de ações relacionadas ao tema da primavera como a exposição ‘A mulher na poesia de Castro Alves’ (19), o workshop ‘A beleza da mulher’ (20), a palestra ‘Saúde da Mulher’ e o workshop sobre a importância da atividade física (21) e contação de histórias a respeito do tema ‘Mulher e afeto’ (22 e 23).

Programação da estação

A mostra ‘Belle Époque, Um Estado de Espírito’ abre, na próxima segunda-feira (12), no 3º piso do Shopping Iguatemi, a programação da Dimus organizada para a 5ª Primavera dos Museus. A exposição reúne imagens de cartões-postais que integram o acervo do Museu Tempostal. Em outros museus da capital baiana também haverá eventos relacionados à primavera:

Museu de Arte da Bahia (MAB) – De 18 deste mês a 6 de novembro acontecerá a exposição ‘Mulheres Pintoras na Primavera de 2011’, com trabalhos de artistas brasileiras que atuaram nas seis últimas décadas. A mostra, que terá curadoria da diretora do MAB, museóloga Sylvia Athayde, incluirá obras de colecionadores particulares e peças do acervo permanente do MAB e do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Ba).

Museu de Arte Moderna da Bahia – Oficina de criação plástica ‘Construindo Canteiros’ (dia 21 deste mês, na Sala dos Arcos), Palestra da arquiteta Carla Zollinger sobre ‘Museu e memória no pensamento vivo de Lina Bo’ (dia 23, às 15h, na Galeria 1), Debate do tema ‘Ausência/presença do sujeito no ato fotográfico’ a partir das exposições ‘Dez anos de fotografia espanhola contemporânea, Coleção Fundação Coca-Cola’ e ‘Sob o mesmo céu’, de Beatriz Franco (dia 24, às 16 h), Atividade do projeto ‘Pinte no MAM’, com a mediadora Ana Rachel Schimiti (dia 25 às 15h).

Palacete das Artes Rodin Bahia – De 23 a 25 próximos, o Palacete das Artes e o Orquidófilos Baianos Associados promovem a Mostra de Orquídeas. A atividade inclui exposição de flores, oficinas de cultivo com Roland Cooke e palestras sobre ‘Biologia das Orquídeas’ e ‘Noções de Cultivo de Orquídeas’, respectivamente, com Cassio Wanderberg e Francisco Parente.