A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) coloca à disposição da população um importante acervo ambiental a partir desta sexta-feira (16) – a Biblioteca do Meio Ambiente Paulo Jackson, instalada no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), no Itaigara.

Além de 17,3 mil publicações, a população contará também com uma moderna infraestrutura, destacando o sistema de estantes deslizantes e publicações disponíveis em meio digital. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com acesso gratuito.

A biblioteca foi criada a partir da integração dos acervos da Biblioteca do Instituto de Meio Ambiente (IMA) com a Biblioteca das Águas, do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), autarquias que formam o atual Inema. São livros, periódicos, relatórios técnicos, folhetos, cartilhas, normas técnicas, teses, dissertações, monografias, projetos, anais de congressos, obras de referência, legislação, VHS, DVD, CD-ROM, mapas, além de publicações já digitalizadas, que o usuário poderá fazer o download de arquivos em PDF.

“Esse valioso acervo na área ambiental será uma importante ferramenta para as áreas técnicas do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) e referência para pesquisadores, consultores, ambientalistas, estudantes e a sociedade em geral, para todo o país”, afirma o diretor-geral do Inema, Júlio Mota.

Infraestrutura

Seguindo uma tendência mais moderna, a Biblioteca do Meio Ambiente é totalmente informatizada, contando com sistema de pesquisas em base de dados internacional, visando identificar informações de referencias bibliográficas sobre o meio ambiente e assuntos relacionados, podendo efetuar buscas por título, assunto ou autor.

A infraestrutura conta com um moderno sistema de estantes deslizantes, computadores com acesso a internet, mesa para estudo, TV LCD de 42 polegadas, com exibição de filmes com temáticas ambientais, consulta de jornais, periódicos e mapas, entre outros.