O Programa de Aprendizado Jovem (Proaj) iniciou as inscrições para o primeiro curso de Tecnologia da Informação e Comunicação, oferecido gratuitamente pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), em parceria com a Microsoft e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Jovens do ensino médio que estejam matriculados em escolas da rede pública podem acessar o site até o dia 28 deste mês e preencher o formulário de inscrição.

A parceria que viabilizou o projeto foi formalizada na manhã desta quinta-feira (22), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário Paulo Câmera e do presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy.

Para o governador, o importante é preparar os jovens pensando nos melhores postos de trabalho que estão surgindo e que exigem cada vez mais conhecimento em tecnologia da informação. “Essa área tem uma carência prevista de 70 mil treinados para este ano. A nossa meta é treinar, até 2014, 10 mil jovens em Salvador e no interior do estado”.

Ao todo, os jovens terão sete meses de curso, com aulas de matemática, inglês, português, empreendedorismo e linguagem de computação. O secretário explicou que as atividades são no turno oposto ao da escola. “Vamos dar todo o conhecimento básico no campo da TI, além do conhecimento geral em matérias específicas. O que posso dizer é que se trata de um curso tão interessante, que onde foi realizado muitos jovens nem chegaram a concluir, porque antes do fim já haviam sido contratados para trabalhar na área".

O conteúdo e o formato do curso é fornecido pela Microsoft, que já realiza trabalhos deste tipo e tem conhecimento para a capacitação de jovens em tecnologia da informação. O presidente da empresa no Brasil, Michel Levy, afirmou, durante o lançamento do projeto, que hoje o mercado busca inovação e não existe inovação sem TI. “O Governo do Estado, por meio da Secti, tem essa visão e colocou o desafio de formar 10 mil jovens. A Microsoft tem programas pra isso e contribuirá fornecendo conteúdo, monitores e toda a tecnologia de aprendizado. A idéia é formar de modo que os jovens saiam para começar a carreira e se estimulem a aprofundar os estudos”, disse Levy.

Publicada às 12h55
Atualizada às 18h25