Técnicos dos 12 distritos sanitários de Salvador e de quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família do subúrbio ferroviário serão capacitados para o diagnóstico do albinismo, hanseníase e outras doenças de pele que requeiram acompanhamento por um especialista.

O treinamento, que acontece na segunda-feira (17), das 8h30 às 13h, no auditório do Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes, em Águas Claras, numa iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), com apoio da Associação das Pessoas com Albinismo na Bahia (Apalba) e Secretaria de Saúde de Salvador, marca o início do novo Programa de Atenção Integral às Pessoas com Albinismo, construído pela Sesab, em parceria com a Apalba.

Numa segunda etapa, que será realizada no dia 28 deste mês, o programa, que visa garantir atenção integral e assegurar o tratamento de problemas decorrentes do albinismo, disponibilizará atendimento dermatológico nas ilhas de Maré e Bom Jesus.

O diretor do hospital, José Mário Benevides, disse que a meta principal desta ação é identificar portadores de albinismo, além de fazer a triagem de portadores de outras doenças de pele, como a hanseníase. Durante o seminário de sensibilização sobre albinismo, na próxima segunda-feira, haverá uma exposição da Apalba, entidade sem fins lucrativos que luta pelos direitos das pessoas com albinismo, seguida da apresentação do programa.

Albinismo
É um distúrbio congênito que se caracteriza pela ausência total ou parcial da melanina, pigmento responsável pela coloração da pele, pelos e olhos. A doença se dá através de sinais visíveis desde o nascimento e não é necessário teste para o diagnóstico.

Todo casal, de qualquer cor, sexo ou idade, desde que seja portador do gene do albinismo, pode ter filhos albinos. Os portadores de albinismo correm o risco de desenvolver câncer de pele e cegueira e por isso devem evitar a exposição solar direta ou indireta e usar óculos escuros.