O governador Jaques Wagner entregou nesta quarta-feira (12), em Brasília, 75 projetos da área de infraestrutura, no valor total de R$500 milhões, para avaliação dos ministros do governo da presidenta Dilma Rousseff. Além de ações na área dos portos, há projetos elaborados pela Embasa e pela Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), para obras nas áreas de saneamento básico, construção de barragens e perfuração de poços.

Jaques Wagner foi recebido pelo presidente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, e durante o encontro foram discutidas ações para o Porto de Aratu e avaliada a construção do Porto Sul.

Fialho entregou ao governador uma publicação denominada ‘O Porto Verde’, sobre o modelo ambiental portuário, e comentou que o projeto do Porto Sul segue o modelo ambientalmente correto e ecologicamente equilibrado. Segundo ele, a Antaq tem a obrigação de atuar em defesa do equilíbrio da natureza.

O governador garantiu que o projeto do Porto Sul “obedece a todos os dispositivos legais de proteção ao meio ambiente”. Ainda sobre a questão portuária baiana, ele conversou com o novo ministro dos Portos, Leônidas Cristino, falando de obras para a Bahia, no âmbito do ministério, previstas pelo Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC).

Modernização dos portos

Durante o encontro com o ministro Leônidas Cristino, o governador falou das ações adotadas para a modernização dos portos baianos e de projetos de incentivo à cabotagem executados pela Secretaria dos Portos. Leônidas gostou do projeto de construção do Porto Sul e também trocou idéias com o governador sobre as ações para a modernização do Porto de Aratu.

O governador foi recebido pelo ministro das Cidades, Mário Negromonte, no primeiro encontro desde a posse no ministério, com quem debateu os projetos baianos na área de saneamento e dos preparativos do estado para a Copa de 2014. Negromonte garantiu que a Bahia terá todo o apoio do Ministério das Cidades para as obras de sua área.

Com o ministro Fernando Bezerra Coelho, da Integração Nacional, o governador debateu projetos de construção de novas barragens e fez um balanço sobre as chuvas na Bahia e outros estados. O ministro falou da preocupação do governo federal com as chuvas, que têm atingido diversas regiões do país, informando inclusive que a presidenta Dilma Rousseff decidiu visitar as áreas atingidas, começando pelo Rio de Janeiro.

Jaques Wagner também apresentou projetos baianos à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, encarregada do Programa de Aceleração do Crescimento. A ministra cumprimentou o governador baiano por se preocupar em trazer o elenco de projetos ao governo federal. “É preciso trazer os projetos para análise, pois só haverá liberação de recursos para programa que tiver projeto concluído e apresentado”, disse.

Audiência na Casa Civil

O governador finalizou as visitas numa audiência com o chefe da Casa Civil da Presidência, ministro Antonio Palocci, com quem tratou de assuntos administrativos e políticos do estado da Bahia. Ele também encaminhou a lista de projetos ao conhecimento da presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. À noite o governador retornou a Salvador, onde participará nesta quinta-feira (13) da Lavagem do Bonfim.