Com 97,93% do rebanho vacinado contra a febre aftosa, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) começa o ano de 2011 comemorando novo recorde de imunização dos animais. O último número registrado pela Agência, no ano passado, apontou índice de 97,91% do gado vacinado e declarado.

Os dados divulgados nesta quinta-feira (13) e a extinção da zona tampão reforçam a responsabilidade do criador – e o compromisso do Governo do Estado – em desenvolver e fortalecer a pecuária baiana, garantindo a sanidade das 10.499.186 cabeças existentes no território baiano.

“As atividades da defesa unidas ao processo de modernização da pecuária trazem resultados positivos, favorecendo o sucesso das ações, o alcance das metas e a superação de desafios”, disse o secretário da Agricultura, Eduardo Salles. Para ele, o índice alcançado é resultado do empenho das iniciativas pública e privada em prol do setor, e reflete o esforço conjunto de criadores, associações, sindicatos, governo estadual e Ministério da Agricultura dentro do Programa Nacional Contra a Febre Aftosa.

Marcos da defesa agropecuária

“Os índices de cobertura vacinal alcançados e o processo de extinção da zona tampão foram, sem dúvida, os grandes marcos da defesa agropecuária em 2010 e, certamente, vão embasar as atividades realizadas futuramente pela Agência em prol da agropecuária baiana”, enfatiza o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto.

Dentre as medidas desenvolvidas para atingir o novo recorde de vacinação, a Adab também promoveu intensa reestruturação do sistema de atenção veterinária, principalmente do trânsito de animais e da vigilância ativa das propriedades, propiciando maior segurança aos serviços oferecidos ao produtor.  “Neste quesito temos que ressaltar a importância do processo de informatização da Adab, que possibilitou solidez e segurança total nas informações da base cadastral”, diz Peixoto. Ele ressalta a implantação da Guia de Trânsito Animal (GTA) Eletrônica, a aquisição do Sistema de Defesa Agropecuária e a implantação do Sistema de Monitoramento Via Satélite (AdabSat) como fatores para garantia da qualidade das atividades dos técnicos da Adab no campo.

Destaques da segunda campanha

Os destaques desta segunda etapa da campanha contra a febre aftosa são a Coordenadoria Regional de Itapetinga (99,65%), Irecê e Miguel Calmon (99,64%) e Itaberaba (99,17%). As coordenadorias de Paulo Afonso, Teixeira de Freitas e Jequié alcançaram índices vacinais acima de 98%.

Nas regionais da Adab de Salvador, Barreiras, Itabuna, Santa Maria da Vitória, Feira de Santana e Ribeira do Pombal e Vitória da Conquista os índices ficaram superiores a 97%. Em Guanambi mais de 95% dos bovinos e bubalinos foram vacinados.

Segundo o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, os criadores de todo o estado, especialmente os da extinta zona tampão, atenderam de prontidão aos procedimentos da vacinação. “Os intensos trabalhos na região promoveram ações de conscientização dos produtores, educação sanitária e fiscalização efetiva do trânsito de animais”.

De acordo com ele, as auditorias realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) incentivaram o aprimoramento das atividades de defesa para o alcance dos índices expressivos de vacinação dos animais na Bahia. “Os produtores da região perceberam que o trabalho, realizado durante anos, tem retorno positivo e responderam ao chamamento da Adab, fazendo parte deste processo de transformação de um agronegócio mais igualitário em todo o estado”, disse Rui Leal.