Novas parcerias começam a ser projetadas para a Casa Valduga no estado. Na quarta-feira (12), a Secretaria da Agricultura (Seagri) promoveu um encontro entre a direção do empreendimento e da Amma, fábrica que produz chocolate fino e orgânico, durante uma visita à sede da empresa, no bairro de Pirajá, em Salvador.

“Estamos unindo a expertise de um e de outro. É dessa forma que iremos acelerar o crescimento do agronegócio baiano, torná-lo ainda mais pujante”, disse o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, presente ao encontro.

“As duas empresas comungam as mesmas ideias. Temos a filosofia de aproximar a natureza do homem”, acrescentou Juarez Valduga, diretor presidente da Casa Valduga, que terá unidade na Bahia ainda este ano.

Café e chocolate
A visita à Amma acontece no momento em que a Casa Valduga se propõe a explorar café e chocolate (a Bahia é referência mundial nas duas culturas) e foi acompanhada pelo empresário Diego Badaró, que desenvolve uma cultura orgânica de cacau, cujo resultado tem obtido grande sucesso no mercado europeu e nos Estados Unidos.

Ele colocou os chocolates da Amma no mercado, e já exporta cerca de 50% da produção para países como Katar, Kuwite, Austrália, Coréia do Sul e, em breve, China. Em 2012, Badaró estará à frente do Salão do Chocolate do Brasil, que acontecerá em solo baiano.

Este ano, a Amma espera elevar a produção para 60 toneladas de chocolate – sendo pelo menos 30 delas para exportação. No ano passado, foram exportadas 10 das 20 toneladas produzidas. Conforme Jairo Vaz, superintendente da Política do Agronegócio da Seagri, a produção do chocolate orgânico na Bahia tem tudo para se expandir.

“O verdadeiro chocolate, aquele que leva uma maior percentagem de cacau em sua formulação, é uma importante fonte de energia, um alimento extremamente rico em nutrientes, além de acelerar o metabolismo e auxiliar o emagrecimento”, destacou. “O chocolate ainda é considerado um vilão. O nosso desafio é estimular o aumento da produção e mostrar os seus reais benefícios à população”, completou. O mercado fino de chocolate cresce 30% ao ano e a China é o país que mais consome o produto no mundo.

A Casa Valduga, tradicional família italiana fabricante de vinhos e derivados, vai passar a industrializar, ainda este ano, frutas do Vale do São Francisco. O objetivo é implantar uma indústria de sucos naturais, concentrados e geleia, gerando empregos e renda na região. A decisão foi firmada através da assinatura do Protocolo de Intenções na terça-feira (11), na presença do governador Jaques Wagner.