A Fundação Pedro Calmon, unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) oferece, este mês, uma programação diversificada e especial para as crianças na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Nazaré. As atividades acontecem em um espaço lúdico, que traz lembranças das brincadeiras infantis e das histórias da Tia Nastácia, Emília e todos os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Um dos destaques será o lançamento, nesta quinta-feira (6), às 15h, do livro ‘A Aranha Vaidosa’, do autor mirim Lucas Yuri, 9 anos.

O livro fala de uma aranha que não tem tempo para os amigos por conta da sua vaidade excessiva, até que os amigos se juntam e lhe dão uma lição. A fábula criada por Lucas faz um paralelo com a vida real, onde muitos olham para si, com muita vaidade, esquecendo que a essência da vida é o companheirismo. Lucas já escreveu seis livros e três poemas, mas este é o primeiro publicado.

Aos domingos 

Nos próximos domingo (9 e 16), além do projeto de contação de histórias infantis, com ‘Hora de Ouvir História’, sempre às 11h, será apresentada, às 16h, a peça teatral ‘Histórias do Arco da Velha’, com a Cabriola Cia de Teatro. Outros dois eventos literários são o lançamento do livro de poesias infantis ‘Histórias para meus Netinhos’, da escritora Maria José Camelier (dia 5, às 15h) e o ‘Encontro de Cordelistas’ (dia 16, às 11h), que irão divulgar e trabalhar de forma lúdica rimas, musicalidade e imagens da cultura popular do cordel com as crianças,

O teatro com os fantoches da ‘Turma do Sítio’, apresenta Monteiro Lobato & Denise Tavares, de terça a sexta, às 9h e às 14h. Na peça, Dona Benta, Tia Nastácia, Rabicó, Saci, a Cuca e a espevitada Emília, de forma lúdica, contam um pouco da história do seu criador Monteiro Lobato e da idealizadora da Biblioteca Infantil, Denise Tavares. A peça didática faz parte da visitação das escolas agendadas.

Sarau 

Muitas outras atividades passarão pela principal biblioteca infantil do estado, a exemplo do III Concurso de Desenho Livre da BIML, para crianças de 7 a 10 anos. As inscrições vão até o dia 18, no setor infantil da Biblioteca e, no dia 23, os melhores desenhos serão premiados. Fechando o mês (30), às 11h, haverá uma edição especial do Sarau Bem Legal, celebrando dois anos de atividades na Biblioteca, com o grupo Esse Tal Recital, formado por crianças e adolescentes, sob coordenação do professor Nelson Maca.

A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato dispõe de diversos livros, revistas em quadrinhos e um ambiente propício para as brincadeiras infantis. Também exibe filmes e realiza apresentações teatrais, cursos de teatro, exposições e diversas oficinas artísticas. A programação está publicada nos sites da Fundação Pedro Calmon e da Agenda Cultural Bahia. Contato também pelos telefones (71) 3117-1570/1433.