Estimular o interesse das crianças por equipamentos culturais como os museus é o que pretende a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Diretoria de Museus (Dimus), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), ao realizar desde a última terça-feira (25), em Salvador, o projeto Crianças Criando.

Atividades gratuitas voltadas ao público infantil (de 6 a 12 anos de idade) como apresentação de teatro, visitas guiadas, contação de histórias e oficinas de pintura, brinquedo, argila e origami serão disponibilizadas no Museu de Arte Moderna (MAM), Palacete das Artes Rodin Bahia, Museu de Arte da Bahia (MAB), Solar do Ferrão e Palácio da Aclamação até o dia 30 de novembro.

Na quinta-feira passada (27), um grupo de estudantes da Escola Municipal Paroquial da Vitória visitou o Palacete das Artes Rodin Bahia, na Graça. Assim que chegaram, os alunos foram recepcionados pela arte-educadora Adriana Araújo, que lhes narrou o livro ilustrado ‘Barrinho – O menino de Barro’, de Mabel Velloso.

Sentados sob as sombras das árvores do jardim do Palácio Rodin e acompanhados dos professores, eles se mantiveram atentos e participativos durante a leitura da história. Felipe Limeira, 7 anos, ficou impressionado com os devaneios do personagem principal, Barrinho. “A parte que eu mais gostei foi quando ele acorda daquele sonho maluco”.

Público cativo

Em seguida, a garotada visitou a exposição permanente de Rodin e conheceu um pouco da história do artista plástico francês. Por fim, eles botaram a mão na massa na oficina de argila. No local, também é realizado o projeto Rodin para Crianças. O diretor do Palacete, Murilo Ribeiro, explica que os museus precisam formar um público cativo. “Além dos acervos, as programações são sempre provocativas, com o objetivo de acrescentar algo na vida das pessoas”.

A diretora de Museus do Ipac, Maria Célia Moura Santos, acrescentou que “dentro dessas diretrizes, pretende-se atingir públicos diferenciados, ou seja, trabalhar com diferentes faixas etárias com o desenvolvimento de programas e projetos, fazendo com que as pessoas se apropriem dos museus vinculados ao Governo do Estado e que eles se sintam acolhidos”.

A iniciativa é do Núcleo de Ações Socioculturais e Educativas (Nasce) da Dimus. Qualquer criança, estudante ou não, da rede pública ou particular de ensino pode usufruir da programação. Basta fazer a inscrição pelos telefones (71) 3116-6740 (Solar do Ferrão e Palácio da Aclamação), 3117-6986 (Palacete das Artes), 3117-6994 (MAB) e 3117-6141 (MAM).