A partir deste mês de novembro, a Bahia passa a contar com dez novos voos charters por semana vindos da Argentina. As rotas serão coordenadas por um grupo de cinco grandes operadoras de turismo portenhas, que fazem parte do Comitê Visite Brasil, e devem garantir o ingresso de 23 mil turistas argentinos no período que se estende até abril do próximo ano.

“Essas negociações já estavam em curso e hoje recebemos a confirmação desses voos, que serão muito importantes para a nossa temporada de verão. Isso ratifica a nossa estratégia de ampliar a participação dos sul-americanos entre os estrangeiros que visitam a Bahia. A Argentina vive um bom momento econômico, com previsão de crescimento de 8% este ano e, com isso, queremos atrair muitos portenhos”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, durante a abertura da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), que está sendo realizada em Buenos Aires até o próximo dia 2.

Os novos voos partirão de cidades como Córdoba, Rosário e Buenos Aires, com destino aos aeroportos baianos de Salvador e Porto Seguro, mas também vão beneficiar destinos como Praia do Forte, Morro de São Paulo e Costa do Sauípe.

O empresário Antônio Berti, que possui quatro estabelecimentos de hospedagem em Morro de São Paulo, está confiante na operação. Presente na FIT, ele acredita numa boa presença de estrangeiros na ilha, que faz parte do município de Cairu, neste verão. “Conversamos com dirigentes de duas operadoras e estamos trabalhando com pacotes que permitem que os turistas passem dois dias em Salvador e cinco dias em Morro de São Paulo”.

O diretor de turismo de Porto Seguro, Guto Jones, afirmou que a participação do município na feira visa fortalecer a promoção, escutar as demandas e tentar aumentar o fluxo. “Temos todos os tipos de produto para o mercado argentino: a modalidade estudantil, a de melhor idade, a de famílias e também para o público de lazer que busca luxo e requinte”.

Segundo ele, outra meta é estabelecer um voo regular de Buenos Aires para a Terra do Descobrimento, “a fim de que seja gerada uma via de mão dupla, com os argentinos visitando nosso estado e os baianos visitando os destinos portenhos”.