Garrafas decoradas, tiaras feitas de fuxico, bolsas, sandálias, perfumes e caixas para presentes preencheram a barraca das artesãs da Associação Metamorfose Ambulante (Amea), entidade representativa dos usuários dos serviços de saúde mental, que participaram do Brechó Eco Solidário, realizado sábado (29), no Parque da Cidade, no bairro do Itaigara.

A exposição do material artesanal foi resultado do curso de capacitação em conceitos básicos em Economia Solidária, realizado por meio das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), em parceria com o Centro Público Estadual de Economia Solidária (Cesol), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre).

Na sua barraca de produtos reciclados com garrafas PET, dona Alda Justina, da Associação de São Cristóvão, parceira das VSBA, deu uma aula de conscientização de como preservar o meio ambiente. Todos que chegavam ouviam atentamente a explicação e admirava o trabalho exposto.

Segundo o coordenador de Educação para o Trabalho da VSBA, Ackermann Leal, o principal objetivo é de incentivar grupos produtivos dentro das comunidades parceiras das Voluntárias Sociais a desenvolver trabalhos baseados no aprendizado do programa da instituição. “Sem o apoio das Voluntárias não estaríamos aqui. Fiz vários artesanatos e estou feliz da vida participando dessa feira maravilhosa” afirmou Girslene Almeida Jesus, 40 anos.