Conscientizar estudantes, professores e visitantes da 10ª Bienal do Livro da Bahia sobre a preservação da água doce na natureza, mostrando o ciclo da água para consumo humano de forma lúdica e divertida é um dos objetivos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), patrocinadora do projeto Visitação Escolar, com a exposição ‘Água. Quem Usa Bem, Sempre Tem’. A Bienal do Livro é realizada até o dia 6 de novembro, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

Além de visita guiada, infográficos, jogos e quiz educativo, os estudantes também recebem explicações dos técnicos da empresa sobre recuperação de matas ciliares em mananciais utilizados pela empresa, qualidade de água distribuída, medições e controle do consumo de água, equipamentos voltados para a economia da água em casa e coleta, tratamento e distribuição adequada das águas servidas das residências.

Visitação Escolar 

A Visitação Escolar é um dos programas mais importantes da 10ª Bienal do Livro da Bahia. Este ano, o projeto terá a participação de 607 escolas da capital e do interior do estado, o que equivale a cerca de 54 mil estudantes em contato com o universo do livro e da leitura.

A Visitação Escolar convida alunos de 7 a 14 anos, da rede pública e particular do ensino fundamental, a conhecerem gratuitamente a principal festa literária do estado. As primeiras visitas aconteceram nos dias 28 e 31 de outubro e 1º de novembro, prosseguindo nos dia 3 e 4 deste mês, em horários especialmente reservados.

Uma grade de atividades foi desenvolvida especialmente para aproximar, de forma lúdica, o pequeno visitante do universo dos livros, narrativas e conteúdos educativos. Na última edição, em 2009, cerca de 50 mil estudantes visitaram a Bienal graças ao programa Visitação Escolar.